NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Tire as suas dúvidas sobre a nova lei de taxas cambiais no cartão de crédito

Conheça tudo sobre a nova lei de taxas cambiais no cartão de crédito

Brasil

Data da Publicação da Notícia : 15/05/2020 - 08:44

 
Foto Notícia Geral

É cada vez mais comum as pessoas utilizarem o cartão de crédito para realizar pagamentos, isso indica uma alteração no comportamento do consumidor. Por conta disso, conhecer a nova lei de taxas cambiais no cartão de crédito, bem como as alternativas de cartões de crédito ou as taxas incluídas nessa modalidade de pagamento é muito importante.

O dinheiro em papel passa pelas mãos de muitas pessoas, isso pode ser um grande risco para a saúde em cenários de epidemias. Isso torna o cartão de crédito uma alternativa ainda mais atrativa em meio a surtos como acontece com o Covid-19 (coronavírus).

É uma forma de pagamento mais higiênica para o consumidor e o vendedor que reduzem o contato com dinheiro potencialmente contaminado.

Considerando essa preferência de pagamento, se faz necessário conhecer como esse método funciona. Assim será possível compreender o mecanismo desse tipo de pagamento e administrar os gastos de forma mais eficiente e consciente.

Como funciona o pagamento por cartão de crédito

O cartão de crédito é administrado por uma instituição financeira. Essa instituição libera um limite pré-combinado para o consumidor utilizar em suas compras.

Esse limite é um dinheiro que a pessoa não tem naquele momento, mas tem permissão para gastar. Na prática, é um empréstimo que a instituição faz para a pessoa conforme ela compra novos itens.

Depois, em um dia estabelecido junto ao banco, o consumidor deve pagar o valor gasto que é cobrado em forma de fatura.

É importante lembrar que, ao realizar uma compra parcelada, pode ter juros sobre o valor mensal devido. Isso acontece porque é cobrado uma taxa sobre esse empréstimo. Ou seja, uma taxa pelo uso do dinheiro que a pessoa ainda não tem.

A nova lei de taxas cambiais no cartão de crédito

A nova regra para compras feitas no exterior com pagamento através de cartão de crédito determina que a conversão da moeda deve ser feita baseada no dia da compra. Ou seja, a compra de produtos vindo de fora do Brasil é paga em moeda nacional, porém, considerando o valor convertido do dólar no dia que a compra foi realizada.

Antes essa conversão das moedas era realizada apenas no momento de fechamento da fatura, Independente da data de aquisição do produto.

Como a nova lei de taxas cambiais beneficia o consumidor

Se o consumidor pode obter o valor final a ser pago no mesmo dia da compra, sua fatura será previsível. Não há mais a necessidade de esperar dias para ter o preço final a ser pago, período no qual o dólar pode sofrer variação e alterar os cálculos do comprador.

Desse jeito o comprador não corre o risco de adquirir um produto com o dólar mais baixo e no momento de fechar a fatura receber um valor mais alto devido a alta da moeda no período. Caso em que ele poderia entrar no negativo.

A possibilidade de uma estimativa exata do valor da fatura ajuda a pessoa a prever seu orçamento.

Essa previsão inclui o dinheiro gasto no cartão que deverá ser separado para pagar essas compras e o montante que ficará livre aquele mês. Essa formatação é ótima para o consumidor se organizar melhor e conseguir administrar seu dinheiro.

 

A nova lei e o Covid-19

Em meio ao cenário da pandemia do novo coronavírus, essa alteração da lei cambial pode ajudar o consumidor. Muitas pessoas tiveram que remanejar seus planos de viagens e férias para ajudar na prevenção da doença.

Quem voltou do exterior conseguiu ter um planejamento de seus gastos sem surpresa na hora de pagar as contas dos produtos comprados.

A compra com um custo calculado na mesma data permite que o comprador já saiba desde aquele momento quanto vai pagar.

Desse jeito, pode reservar o dinheiro necessário sem ter que desembolsar a mais na hora de voltar para casa. Especialmente em momentos de desabastecimento, crise e economia, essa nova regra se torna muito importante.

 

Ajuste de contrato

É importante lembrar que o sistema de funcionamento do cartão de crédito é definido através de um contrato com a instituição financeira.

Então, caso o consumidor deseje utilizar o cartão de acordo com essa regra, é necessário ajustar o contrato com as modificações. Caso contrário as cobranças vão continuar como sempre foram.

Isso acontece porque o contrato estabelece as regras, deveres, direitos e obrigações de ambas as partes. Por esse motivo, para seguir uma regra diferente é preciso registrar essa mudança.

 

O consumidor e a economia

Conhecer os conceitos, taxas e mecanismos do mercado econômico é muito importante para que o consumidor entenda os valores que ele paga em seu cotidiano. O uso do cartão de crédito possui algumas particularidades que interferem no valor final pago na fatura, por isso esse conhecimento permite administrar melhor os gastos.

Mesmo que a pessoa não trabalhe diretamente com finanças esses conceitos estão presentes em sua rotina. Entender e organizar os gastos é essencial para manter o orçamento em dia.

Não consegui encaixar na introdução, mas acho que esse tópico ficou bem legal.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Artigos Red Ventures
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Emenda de R$ 200 mil é destinada ao Hospital de Caridade de Palmeira das Missões

 

Saiba como contestar resultado do cadastro do auxílio emergencial

 

Grupo Nexxera lança movimento "Pague Seu Fornecedor"

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Conceito Presentes traz camisetas exclusivas da marca Chico Rei

 

Receita de Natal - Cheesecake de frutas vermelhas

 

Slender Man está na programação do Cine Globo Palmeira

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul