Início Notícia Voltar

UFSM terá observatório socioeconômico para avaliar os impactos do covid-19 na economia



Data da Publicação da Notícia : 29/04/2020 08:29 por UFSM

CapaNoticia
Banner Topo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (FAPERGS) aprovou o projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO SOCIOECONÔMICO DA COVID-19: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA EM QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA ESTADUAL, REGIONAL E NACIONAL, coordenado pelos professores Daniel Arruda Coronel e Nelson Guilherme Machado Pinto, que conta com a participação dos professores da UFSM Reisoli Bender Filho, Kalinca Léia Becker e Kelmara Mendes Vieira, bem como de pesquisadores da UNIPAMPA, IMED e UFV.

O projeto visa verificar os impactos socioeconômicos causados pela Covid-19 dentro da realidade do Rio Grande do Sul (RS), das macrorregiões brasileiras e da economia brasileira como um todo, estimando cenários de recuperação para as economias e realidades sociais de cada localidade por meio da criação de um Observatório Socioeconômico da Covid-19.
Um observatório socioeconômico com dados dos impactos que essas variáveis sofreram nas economias locais serve, em um primeiro momento, como um sistema de informação que pode pautar uma tomada de decisão. A partir disso, a proposta do observatório não é apenas ser informativo, mas demonstrar quais medidas podem ser tomadas e seus reflexos a fim de colocar em debate atitudes intervencionistas das administrações públicas locais pesquisadas.

O principal resultado deste projeto deverá ser uma contribuição teórica e técnica relevante ao tema das questões socioeconômicas ligadas à COVID-19 amparada por evidências empíricas.
O professor Daniel Arruda Coronel é docente Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais, com atuação como Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Gestão de Organizações Públicas, de Agronegócios e de Economia e Desenvolvimento, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora UFSM e presidente do seu conselho editorial.

O professor Nelson Guilherme Machado Pinto é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotado no Departamento de Administração no Campus Palmeira das Missões, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (PPGOP/UFSM). Atualmente é Chefe do Departamento de Administração da UFSM, Coordenador do Grupo de Estudos em Administração Pública, Econômica e Financeira (GEAPEF), participante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional (GEPEO) e Líder da linha de pesquisa Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública do PPGOP/UFSM.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.