NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Nostalgia: trilhas sonoras marcantes de jogos retrô

Durante décadas, o áudio e a música nos jogos consistiam em composições de tons simples, sem o aparato tecnológico existente nos dias atuais.

Brasil

Data da Publicação da Notícia : 28/04/2020 - 15:17

 
Foto Notícia Geral

Em contrapartida, não faltava criatividade aos compositores dos 1980 e 1990, que produziram melodias complexas, marcantes e cativantes que marcaram uma era na indústria dos jogos.

audio-console-2723880_960_720

Photo by jgryntysz >>> CC0 1.0

Uma das trilhas sonoras mais marcantes de todos os tempos é de The Legend of Zelda (1986). Lançado pela Nintendo, ele é considerado um dos games mais impactantes dos anos 1980. O responsável pela bela trilha musical do jogo foi Koji Kondo, que trabalha para Nintendo até hoje e é o responsável por outras trilhas sonoras de títulos famosos da empresa japonesa.

FONTE: YouTube

Kondo também foi o compositor da trilha sonora do clássico Super Mario World (1990), considerada por muitos a melhor trilha de todos os tempos no universo musical dos games. Para buscar os efeitos sonoros que consagraram a franquia, o japonês optou por utilizar uma variedade de instrumentos musicais iferenciada para a época.


FONTE: YouTube

Em uma entrevista para o portal Gamasutra, Kondo foi perguntado sobre qual é a trilha sonora favorita dele. O compositor não fugiu da pergunta: “Pergunta difícil! Eu acho que vou ter que voltar ao tema original do Super Mario Bros. É muito gratificante ver a popularidade duradoura da música e que é um fenômeno mundial.”

“Se eu for para o YouTube, posso ver tantas pessoas diferentes usando instrumentos tão diferentes para criar versões alternativas dessa música, é algo muito gratificante” completou o compositor.
Em grande parte de suas entrevistas, Kondo gosta de destacar sua parceria com Shigeru Miyamoto, lendário produtor de jogos da Nintendo — criador da franquia Super Mario Bros. É Miyamoto quem aprova e sugere diferentes versões nas músicas compostas por Kondo.

“Quanto ao meu relacionamento com o Sr. Miyamoto, ele tem aprovação final em tudo, incluindo a música”, conta Kondo. Outra trilha sonora que ficou marcada pelos amantes dos jogos clássicos foi a de Super Metroid (1994). Os responsáveis pela obra-prima foram os compositores Kenji Yamamoto e Minako Hamano. Segundo Yamamoto, a música tema do jogo veio à sua cabeça enquanto ele ia para seu trabalho de moto.

FONTE: Youtube
A trilha sonora de Super Metroid foi considerada inovadora na época e extraiu o máximo da tecnologia que o videogame Super Nintendo tinha. “Para retratar o mundo do Super Metroid da forma mais realista possível, eu sabia que precisava de sons ricos e expressivos”, disse Yamamoto para o portal da Nintendo.
Já nos jogos de luta da década de 1990, é impossível não mencionar Street Fighter II como um marco do gênero. Além de cenários e personagens muito bem trabalhados, o game foi muito bem recebido pela crítica com relação a parte musical.
A maior responsável pelas composições de Street Fighter II foi a compositora Yoko Shimomura — considerada a compositora de jogos mais famosa do mundo.

 

O tema do personagem Blanka, por exemplo, é popular até os dias atuais. “Para a música de Blanka, o tipo de ritmo ‘taka tan tan’ veio a mim rapidamente. O ritmo estava pronto, mas a melodia não. Quando estava descendo do metrô, eu vi um papel verde que na hora me remeteu ao Blanka, e de repente veio um ritmo na minha cabeça, que era ‘tararirarin’. É isso!

Quando eu percebi, eu estava cantarolando ‘tararirarin, tararirarin’ o tempo todo no trem”, disse a compositora em entrevista para o portal Red Bull Music.

FONTE: YouTube

Com o avançar dos anos, a medida em que o Street Fighter II se tornou uma das maiores franquias da história dos videogames, as músicas compostas por Shimomura ganharam novas roupagens para se adequarem aos dias atuais e ainda são remixadas pelos fãs da franquia.
Em uma época que a criatividade imperava mais que os recursos tecnológicos, jogos como Donkey Kong Country 2 (1994), Castlevania (1986), Final Fantasy III (1994), Earthworm Jim (1994) — e tantos outros — também ficaram marcados não só pelas histórias e dinâmicas interessantes, mas também pelos efeitos sonoros e trilhas musicais diferenciadas.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Entretenimento
Fonte:
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Celebrando o Carijo - Live especial dos 35 anos

 

Coral 25 de Julho recebe recursos municipais destinados por meio de emendas impositivas

 

Prendinhas de nossa região formam uma das duplas na final do laços familia do MTG-RS.

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Conceito Presentes traz camisetas exclusivas da marca Chico Rei

 

Receita de Natal - Cheesecake de frutas vermelhas

 

Slender Man está na programação do Cine Globo Palmeira

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul