Início Notícia Voltar

Nostalgia: trilhas sonoras marcantes de jogos retrô

Durante décadas, o áudio e a música nos jogos consistiam em composições de tons simples, sem o aparato tecnológico existente nos dias atuais.



Data da Publicação da Notícia : 28/04/2020 15:17 por

CapaNoticia
Banner Topo

Em contrapartida, não faltava criatividade aos compositores dos 1980 e 1990, que produziram melodias complexas, marcantes e cativantes que marcaram uma era na indústria dos jogos.

audio-console-2723880_960_720

Photo by jgryntysz >>> CC0 1.0

Uma das trilhas sonoras mais marcantes de todos os tempos é de The Legend of Zelda (1986). Lançado pela Nintendo, ele é considerado um dos games mais impactantes dos anos 1980. O responsável pela bela trilha musical do jogo foi Koji Kondo, que trabalha para Nintendo até hoje e é o responsável por outras trilhas sonoras de títulos famosos da empresa japonesa.

FONTE: YouTube

Kondo também foi o compositor da trilha sonora do clássico Super Mario World (1990), considerada por muitos a melhor trilha de todos os tempos no universo musical dos games. Para buscar os efeitos sonoros que consagraram a franquia, o japonês optou por utilizar uma variedade de instrumentos musicais iferenciada para a época.


FONTE: YouTube

Em uma entrevista para o portal Gamasutra, Kondo foi perguntado sobre qual é a trilha sonora favorita dele. O compositor não fugiu da pergunta: “Pergunta difícil! Eu acho que vou ter que voltar ao tema original do Super Mario Bros. É muito gratificante ver a popularidade duradoura da música e que é um fenômeno mundial.”

“Se eu for para o YouTube, posso ver tantas pessoas diferentes usando instrumentos tão diferentes para criar versões alternativas dessa música, é algo muito gratificante” completou o compositor.
Em grande parte de suas entrevistas, Kondo gosta de destacar sua parceria com Shigeru Miyamoto, lendário produtor de jogos da Nintendo — criador da franquia Super Mario Bros. É Miyamoto quem aprova e sugere diferentes versões nas músicas compostas por Kondo.

“Quanto ao meu relacionamento com o Sr. Miyamoto, ele tem aprovação final em tudo, incluindo a música”, conta Kondo. Outra trilha sonora que ficou marcada pelos amantes dos jogos clássicos foi a de Super Metroid (1994). Os responsáveis pela obra-prima foram os compositores Kenji Yamamoto e Minako Hamano. Segundo Yamamoto, a música tema do jogo veio à sua cabeça enquanto ele ia para seu trabalho de moto.

FONTE: Youtube
A trilha sonora de Super Metroid foi considerada inovadora na época e extraiu o máximo da tecnologia que o videogame Super Nintendo tinha. “Para retratar o mundo do Super Metroid da forma mais realista possível, eu sabia que precisava de sons ricos e expressivos”, disse Yamamoto para o portal da Nintendo.
Já nos jogos de luta da década de 1990, é impossível não mencionar Street Fighter II como um marco do gênero. Além de cenários e personagens muito bem trabalhados, o game foi muito bem recebido pela crítica com relação a parte musical.
A maior responsável pelas composições de Street Fighter II foi a compositora Yoko Shimomura — considerada a compositora de jogos mais famosa do mundo.

 

O tema do personagem Blanka, por exemplo, é popular até os dias atuais. “Para a música de Blanka, o tipo de ritmo ‘taka tan tan’ veio a mim rapidamente. O ritmo estava pronto, mas a melodia não. Quando estava descendo do metrô, eu vi um papel verde que na hora me remeteu ao Blanka, e de repente veio um ritmo na minha cabeça, que era ‘tararirarin’. É isso!

Quando eu percebi, eu estava cantarolando ‘tararirarin, tararirarin’ o tempo todo no trem”, disse a compositora em entrevista para o portal Red Bull Music.

FONTE: YouTube

Com o avançar dos anos, a medida em que o Street Fighter II se tornou uma das maiores franquias da história dos videogames, as músicas compostas por Shimomura ganharam novas roupagens para se adequarem aos dias atuais e ainda são remixadas pelos fãs da franquia.
Em uma época que a criatividade imperava mais que os recursos tecnológicos, jogos como Donkey Kong Country 2 (1994), Castlevania (1986), Final Fantasy III (1994), Earthworm Jim (1994) — e tantos outros — também ficaram marcados não só pelas histórias e dinâmicas interessantes, mas também pelos efeitos sonoros e trilhas musicais diferenciadas.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.