Início Notícia Voltar

Veja como controlar seus gastos durante o surto de COVID-19

O surto de coronavírus tem impactado agressivamente a vida de pessoas ao redor do mundo. Além das mudanças no convívio social impostas pela quarentena na maioria dos países, a preocupação com as finanças pessoais também aumentou bastante no período. Aqui,



Data da Publicação da Notícia : 15/04/2020 15:51 por

CapaNoticia
Banner Topo

Em meio a pandemia, muitas empresas estão colocando seus funcionários em home office, outros negócios já começaram a demitir ou oferecer uma redução de salário para colaboradores. Especialistas apontam que o surto deve ter impactos negativos fortes na economia mundial.

E num momento de instabilidade como este, conseguir manter os gastos sob controle é fundamental para evitar o acúmulo de dívidas ou a falta de dinheiro para necessidades essenciais.  Para lhe ajudar, vamos listar abaixo uma série de dicas que você pode pôr em prática para organizar seus gastos e garantir tranquilidade financeira durante o período.

Confira as dicas abaixo:

Faça uma lista com todos os seus ganhos e gastos rotineiros

O primeiro passo para colocar as finanças pessoais em ordem é fazer uma lista com todos os ganhos e gastos que você possui em um mês. Nessa lista, entram dados como o seu salário mensal e mais algum trabalho freelancer, por exemplo. E na lista de gastos, você colocará tanto gastos essenciais como conta de luz até gastos supérfluos como uma ida ao cinema.

Depois de fazer a lista, você terá uma visão ampla de como você ganha e de como você gasta o seu dinheiro. Com isso, você pode ter uma noção mais real da sua renda para os próximos meses e alocar melhor os seus gastos.

Quem trabalha em funções que permitem o home office, por exemplo, deve considerar a manutenção da sua renda. Já que trabalha em atividades da indústria e do comércio, por exemplo, terá mais dificuldades para manter a renda anterior a pandemia e deve se planejar para enfrentar o período.

Com uma expectativa de renda formada, você deve considerar os gastos que podem ser deixados de lado durante a pandemia. Nesse momento, é crucial que você consiga guardar uma parte da sua renda para uma reserva de emergência.

Da mesma forma, você pode pensar nos gastos que podem ser eliminados. Água e luz, por exemplo, são gastos essenciais para a sua vida, não há como cortar dos seus gastos. Porém, aquela ida ao cinema ou ao jogo do seu time, por exemplo, deve e pode ser cortado, até porque os campeonatos estão parados e os cinemas estão fechados durante a pandemia.

Liste todas as suas dívidas e renegocie o que for necessário

Você possui dívidas como empréstimos, cartão de crédito ou financiamento? Então, é hora de colocar todas elas no papel. Assim, você pode entender se será precisa renegociar a dívida para não ter dificuldades com o seu pagamento.

Muitos bancos, inclusive, já estão adiantando o pagamento da parcela de empréstimos e financiamentos em até 60 dias. Entre em contato com o seu banco e veja se é possível fazer uma renegociação ou adiar o pagamento de parcelas, o que não deve ser difícil com o surto de coronavírus.

E se você tem uma reserva guardada que lhe permite quitar a dívida e ainda sobra para possíveis necessidades futuras, busque um abatimento com seu banco para realizar a quitação com maiores vantagens. E claro, evite fazer novas dívidas durante o período, essa não é a hora de pegar um empréstimo pessoal, por exemplo, espere a pandemia passar.

Acompanhe os seus gastos com bastante atenção

O controle de gastos só é possível com o monitoramento das suas atividades financeiras. Estar de olho nos seus ganhos e gastos é importantíssimo em qualquer período do ano, não só durante o surto de coronavírus.

A dica é escolher um aplicativo de controle financeiro para realizar a anotação diária de todos os ganhos e gastos do seu dia a dia. Assim, você consegue acompanhar os seus gastos e consegue cortar supérfluos com mais facilidade.

Dessa maneira, você conseguir anotar todo o seu ritmo financeiro e alocar seus gastos, de acordo com o seu perfil. O monitoramento dos gastos é fundamental para brecar os próprios instintos e evitar fazer dívidas durante o período de pandemia.

Comece a criar uma reserva de emergência

Se você ainda não possui uma reserva de emergência, essa é a hora de começar a se preocupar com isto. A reserva de emergência serve justamente para estes momentos de instabilidade, podendo ser usada para arcar com dívidas sempre que a renda diminuir.

Dessa maneira, você evitar acumular dívidas e consegue ter um respiro a mais nas contas até a pandemia passar. O ideal é que você deixe, pelo menos, 10% da sua renda mensal para a reserva de emergência, assim pode começar a se prevenir contra os efeitos do coronavírus e também contra outros momentos de instabilidade.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.