Início Notícia Voltar

A véspera do vencimento de decreto, Governador pontuou que reabrir comércio depende de

Eduardo Leite apontou que a reabertura das atividades está condicionada à atitude coletiva no combate à Covid-19.



Data da Publicação da Notícia : 14/04/2020 10:24 por

CapaNoticia
Banner Topo

Na véspera do vencimento do decreto que proíbe o funcionamento do comércio em todos os municípios do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite apontou que a reabertura das atividades está condicionada à atitude coletiva no combate à Covid-19. Questionado se haverá um novo documento ampliando as restrições, o chefe do Executivo gaúcho pontuou que ainda não sabe o que fará. Ao mesmo tempo, avaliou que o fechamento do Estado tem efeitos colaterais muito pesados, com consequente redução das rendas, de rendimento, mesmo com o custo de seus empregos.

"É algo muito pesado, portanto, tenho todo desejo de relaxar essas restrições. Só vou fazer se for possível, se percebermos que há uma tomada de consciência de que precisamos mudar hábitos, cada um precisa reduzir contato ao mínimo necessário. A partir daí poderemos estabelecer um entendimento com representações de comerciantes", avaliou em entrevista à Rádio Guaíba. "Todo o meu desejo é reduzir as restrições, mas não posso ser irresponsável e cancelar medidas a partir de efeitos colaterais, cancelar um tratamento necessário. Se for preciso, vamos continuar com o tratamento até que ele tenha surtido o efeito desejado", considerou o tucano.

O governador avaliou que sabe que "as pessoas estão angustiadas quanto ao retorno das atividades" e disse não ter nenhum prazer em adotar medidas restritivas. "Vejo manifestações criticas, dizendo que o governador quer destruir a economia. Que governador gostaria de fazer isso? Isso ocorre a partir do tratamento dado a uma doença para uma população que não tem ainda como tratar disso. As medidas foram o único caminho para tratar disso, para conter o contágio", argumentou, explicando que esta terça-feira será de reuniões com comitês de infectologistas e economistas para analisar os dados sobre o novo coronavírus no Estado.

Os especialistas vão estudar uma pesquisa da Universidade de Pelota, que aplicou mais de cinco mil testes para ajudar a entender como o virus SARS-Cov-2 está disseminado no Estado. "Também vamos analisar estudos sobre cenários de como poderão ser as próximas semanas no Estado. A partir daí poderemos tomar uma decisão responsável e consciente", ponderou. Leite ainda disse não ter capacidade de ter uma visão preliminar e externá-la com precisão.

"Considerando os dados que a pesquisa trará, há um conjunto de informações. Há diagnósticos feitos a partir dos cidadãos sintomáticos que buscaram fazer os exames. Temos 81 municípios com casos confirmados, são aqueles que procuraram o sistema de saúde, mas há muita subnotificação. Nós temos cidades de três mil, quatro mil habitantes com casos confirmados. É bastante complexa a análise de dados", concluiu.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.