NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Alunos da Escola Celeste Gobatto de Palmeira das Missões são finalistas da 18ª Febrace

Alunos trabalharam por três anos na pesquisa

Palmeira das Missões

Data da Publicação da Notícia : 30/03/2020 - 12:15

 
Foto Notícia Geral

Durante três anos, os alunos Diogo Moraes Verzegnazzi, Luís Flávio Hütler e Vinicius Oliveira Cosmam, da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, escola de campo localizada no município de Palmeira das Missões, trabalharam no desenvolvimento da pesquisa “Reaproveitamento de Resíduos Derivados de Pirólise na Produção de Carvão Vegetal: Uma Alternativa para a Redução dos Impactos Ambientais na Utilização de Agroquímicos”. Com o projeto, o grupo de pesquisa representou a escola em diversas mostras científicas e feiras de ensino profissionalizante Brasil afora e, inclusive no exterior.

Todo reconhecimento não é à toa, visando por um avanço econômico, social e ecológico por meio da agricultura, Vinicius, Diogo e Luís abordaram em um só projeto temas de grande importância para o planeta. Pensando na sustentabilidade, os alunos elaboraram, sob orientação do professor André Botton, uma alternativa menos agressiva do uso de químicos na agricultura, através do reaproveitamento de resíduos provenientes da produção de carvão vegetal, de modo a amenizar a poluição causada por esse processo, de modo que obtiveram  um produto eficaz para as atividades agrícolas que pode ser utilizado para o controle de ervas daninhas, bem como fertilizante líquido e enraizante.

Neste mês, o grupo de pesquisa está participando da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias, um dos mais importantes movimentos de incentivo a projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos por alunos da rede pública de ensino. A mostra estava prevista para os dias 17, 18 e 19 de março, contudo, devido a pandemia do Covid-19, a Febrace resolveu fazer a mostra virtualmente, com a exposição de todos os trabalhos finalistas na plataforma. Para ajudar os alunos a continuar levando seu trabalho pelo Brasil e para o mundo, vocês podem participar da Votação Popular que acontece até o dia 4 de abril. Para votar é simples: basta acessar este link https://febrace.org.br/virtual/2020/AGR/203/ e clicar no botão “curtir.

TRAJETÓRIA DO PROJETO:

De uma simples ideia, nasceu um grande projeto. Esse tomou proporções que Vinicius, Luís e Diogo, não imaginavam atingir. Mas atingiram. O projeto possibilitou a eles, a oportunidade de participar de diversos eventos científicos, trocar experiências com alunos de todo o país e aprenderem muito. Com o projeto, concorrem em diversas feiras e exposições, sendo elas a 14ª Mostra do Ensino Profissionalizante (MEP), realizada na cidade de Três Passos/RS no ano de 2017, onde conquistaram a 2ª colocação no eixo tecnológico de Desenvolvimento . No mesmo ano, também participaram da 15ª Feira de Ciências e Mostra de Inovação Tecnológica, no município de Passo Fundo/RS, a qual conquistaram o 3ª lugar geral.

Já em 2018, a equipe foi campeã da 15ª MEP, no eixo “Produção Industrial”, o que possibilitou o credenciamento para representar a escola na 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), na cidade de Novo Hamburgo, onde foram premiados em 4ªlugar na concorrida área de Gerenciamento do Meio Ambiente. No ano passado, o grupo participou da IV Expo Nacional MILSET Brasil 2019, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Ceará, onde obtiveram o 4ª lugar na categoria Meio Ambiente e Gestão Ambiental. A premiação lhes rendeu o credenciamento para representar o Brasil no exterior.

Em novembro de 2019, participaram como expositores da ExpoCiências Nacional 2019 realizada em Monterey, no México. Também foram credenciados para representar o país na 27th International Conference of Young Scientist (ICYS), 27ª Conferência Internacional de Jovens Cientistas, na Sérvia, em abril deste ano de 2020. No entanto, em decorrência ao novo coronavírus, o evento foi cancelado e ainda não tem nova data. Enquanto aguardam novas informações, os alunos não param. Neste mês de março, participam da Febrace Virtual, onde concorrem a oportunidade de continuar divulgando o projeto, a E.E.T. Celeste Gobatto, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação, a importância da ciência, do investimento às escolas do campo e sobretudo, a magnitude da escola pública. Ajude-os votando!


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Educação
Fonte: - Bianca Manfrin, ASCOM 20ª CRE
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Inscrições para vagas remanescentes do Fies são retomadas hoje

 

Escolas estaduais retomam atividades presenciais a partir da próxima terça

 

MEC apresenta guia para retorno de aula presencial na educação básica

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Governo do Estado faz alterações em decreto de calamidade pública

 

Governo Municipal apresenta proposta de pórtico para o Distrito Industrial

 

Unimed Noroeste/RS recebe a premiação Top Ser Humano

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul