Início Notícia Voltar

Enfrentamento ao coronavírus é debatido por videoconferência com as regionais de saúde

A atualização das estratégias do Governo do Estado para enfrentar a disseminação...



Data da Publicação da Notícia : 21/03/2020 09:24 por https://saude.rs.gov.br/

CapaNoticia

Secretaria realiza videoconferência com as Coordenadorias Regionais sobre o enfrentamento à Covid-19. - Foto: Divulgação/SES

Banner Topo

A atualização das estratégias do Governo do Estado para enfrentar a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul e o atendimento dos casos confirmados nesta nova fase do Plano de Contingência, foram debatidas em uma videoconferência realizada, na manhã desta sexta-feira, (20), com as coordenadorias regionais de saúde.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, disse que “é hora de unirmos forças, em sintonia, para vencer essa guerra”, referindo-se à pandemia da Covid-19. Arita lembrou que os profissionais da saúde e da segurança são a linha de frente neste esforço conjunto. Também disse que o papel das coordenadorias é dar suporte técnico e assegurar o acesso da população aos serviços. “Precisamos garantir que não exista redução de força de trabalho e de atendimento”, afirmou.
Foi informado que os profissionais de saúde que prestam atendimento nos serviços públicos e privados, na atenção básica, na atenção hospitalar e no sistema prisional terão Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atuar no atendimento aos pacientes contaminados e também, aos sinais de suspeita da doença, terão prioridade nos exames para detecção da doença.

A questão dos leitos de UTI para retaguarda e sua distribuição nas regionais, a preparação das equipes de atendimento e a regulação das cirurgias eletivas foram assuntos levantados pelos representantes das regionais.

A efetivação da parceria e apoio de outras instituições públicas do legislativo e judiciário, como Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas, também foi apontada pela secretária Arita como um importante fator neste momento difícil que passa a sociedade.

Participaram diretores de diversos departamentos da SES.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.