Início Notícia Voltar

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é antecipada e inicia no dia 23 de março



Data da Publicação da Notícia : 21/03/2020 09:20 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), antecipou a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A imunização começará no dia 23 de março, em todo o país, e seguirá até 22 de maio no município.

â?? A primeira fase da Campanha será destinada aos idosos com mais de 60 anos e os trabalhadores de saúde.

â?? O Dia D de vacinação está marcado para o dia 9 de maio.

â?? A vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde, de acordo com a enfermeira da Secretaria de Saúde, Priscila Rodrigues, a campanha ocorrerá em espaços abertos e o fluxo será organizado de maneira que não provoque aglomeração de pessoas.

A outra parte da população que deve ser imunização é: crianças de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

De acordo com o Ministério da Saúde a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Novo Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por Coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Do ponto de vista epidemiológico, as crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o PNI distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 22 de maio.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.