Início Notícia Voltar

Seduc estabelece plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas

Entre as principais medidas do plano de ações estão: a manutenção das atividades docentes através do teletrabalho; a permanência dos serviços administrativos inerentes à atividade da gestão escolar



Data da Publicação da Notícia : 18/03/2020 08:58 por SEDUC - DIEGO DA COSTA

CapaNoticia

Palácio Piratini

Banner Topo

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), estabeleceu, na manhã desta terça-feira, 17 de março, as ações a serem adotadas por profissionais da educação durante o período de suspensão das aulas presenciais nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual. As aulas presenciais foram suspensas por um período de 15 dias, conforme o decreto n° 55.118 do governador do Estado, Eduardo Leite, a contar desta quinta-feira, 19 de março, como medida para conter a disseminação do coronavírus no Rio Grande do Sul.

Entre as principais medidas do plano de ações estão: a manutenção das atividades docentes através do teletrabalho; a permanência dos serviços administrativos inerentes à atividade da gestão escolar; a disponibilização da merenda; a elaboração das chamadas Aulas Programadas até o dia 2 de abril, onde o desenvolvimento pedagógico dos estudantes deve ocorrer à distância contando como carga horária; e o prosseguimento das formações continuadas dos professores através de um curso on-line no portal da Secretaria da Educação.

Foram liberados ainda R$ 2 milhões, via Autonomia Financeira, para que as escolas estaduais reforcem a aquisição de materiais de limpeza e higiene pessoal, como álcool gel e sabonete líquido.

“Estamos diante de um momento que exige a colaboração de todos para o controle dessa pandemia. Por meio das orientações repassadas às escolas e Coordenadorias, queremos oferecer todo o suporte necessário durante o período de suspensão das aulas. Estaremos diariamente em contato com os servidores da rede estadual de Educação até que esta adversidade esteja superada”, afirma o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.

Manutenção dos Serviços administrativos da Seduc

O atendimento da Seduc, das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e das equipes diretivas das escolas irá funcionar no horário normal em regime de revezamento dos servidores.

Aulas Programadas

As Aulas Programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será feita a partir do dia 3 de abril.

Formação dos professores

Durante o período da interrupção das aulas, os professores receberão o material de estudo da formação continuada pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os educadores deverão participar de um curso através do Portal da Secretaria da Educação a partir do dia 20 de março.

A participação no curso online é atividade obrigatória para todos os docentes. A partir destes estudos, os profissionais participarão das discussões e da elaboração do Currículo Referência da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, de acordo com a proposta apresentada na formação continuada ocorrida em Porto Alegre nos dias 10 e 11 de março.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.