Início Notícia Voltar

Palmeira das Missões: Aulas serão suspensas a partir de quinta-feira

Dentre as medidas está a suspensão das aulas por um período de 15 dias e de eventos com aglomeração de pessoas, por 30 dias, através de Decreto publicado oficialmente nesta terça-feira (17)



Data da Publicação da Notícia : 17/03/2020 10:16 por Yasmin Mafalda - Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões/RS

CapaNoticia
Banner Topo

Em reunião realizada nesta segunda-feira (16) com todo o secretariado, departamentos, Legislativo Municipal e a equipe técnica que compõe o Centro de Operações de Emergência na Saúde (COE), o prefeito e presidente da Famurs, Eduardo Freire, tratou sobre medidas que serão tomadas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus, COVID-19. As precauções entram em vigor a partir de hoje, terça-feira (17), através da publicação do Decreto n.032. Entre as medidas propagadas no documento estão:

Suspensão de eventos em órgãos ou entidades municipais

Embora o município não tenha registrado nenhum caso confirmado de infecção por Coronavírus, com base no que acontece no país e por medida de precaução o Executivo Municipal decidiu suspender por um período de 30 dias (podendo ser prorrogado), todos os eventos públicos agendados de órgãos ou entidades municipais. Também fica orientada a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas em estabelecimentos privados.

Suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino

As aulas da Rede Municipal também serão suspensas nesta quinta-feira (19), por um período de 15 dias, através de determinação do Governo do Estado. É importante destacar que até este momento o município não possui casos confirmados de Covid-19. No entanto estão sendo investigados dois casos suspeitos de Coronavírus, os pacientes permanecem em isolamento domiciliar, com quadro clínico estável e sem sinais de gravidade. A investigação está em andamento, aguardando o resultado dos exames laboratoriais.

“Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade. No momento não temos nenhum caso da doença confirmado em Palmeira das Missões, mas, diante do cenário internacional e nacional, essas ações, orientadas pelos Governos Federal e Estadual, visam à proteção da saúde de nossa população. Não se trata de ter apenas uma ação do Executivo, mas é o momento de união, de todos os seguimentos”, frisou o prefeito Eduardo Freire.

Orientações

A Secretaria de Saúde através da Vigilância em Saúde e equipe técnica do Centro de Operações de Emergência na Saúde orienta, sobretudo, as seguintes medidas:

  • Restrição de missas, cultos evangélicos e demais encontros religiosos por 60 dias.
  • População evitar espaços coletivos, bares, restaurantes, boates, casamentos, festas, velórios, bem como, locais com ampla circulação.
  • Grupos prioritários para vacinação da Influenza (H1N1) realizar a vacina no início da campanha, conforme a convocação do Ministério da Saúde.
  • Transporte coletivo deverá realizar higienização e disponibilizar álcool gel para usuários.
  • População em geral, principalmente idosos evitar buscar atendimento em serviços de saúde, exceto em situações de maior gravidade, para evitar exposição ao COVID-19.
  • Caso suspeito com sintomas leves, ficar em isolamento e não buscar a unidade de saúde e hospital. Ligar para número de referência 55 984038542 e agendar visita domiciliar pela equipe de saúde.
  • Aos que chegarem de viagens internacionais ou de locais com casos confirmados de transmissão local, ficar em isolamento domiciliar por 7 dias assintomáticos e 14 dias sintomáticos.

Todas as medidas adotadas são de caráter preventivo e não excluem a possibilidade de outras ações serem adotadas. “Estamos entrando numa fase de alerta. Vamos precisar tomar bastante precaução, principalmente com a nossa proteção. A Secretaria de Saúde está mobilizada, trabalhando bem próxima da Secretaria de Estado de Saúde” – explica o secretário de Saúde, Paulo Fernandes, informando que profissionais da Saúde Primária, da rede de Urgência e Emergência e das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município passarão por um treinamento, para que estejam preparados para auxiliar no combate ao Coronavírus.

Além disso a Secretaria de Saúde expedirá informações contínuas sobre o acompanhamento dos casos suspeitos e/ou confirmados de pacientes no âmbito do município.

O Decreto/032 pode ser conferido, na íntegra, no site da Prefeitura de Palmeira das Missões disponível do endereço: https://www.palmeiradasmissoes-rs.com.br/index.php/60-corpo-portal/decretos/701-decreto-executivo-032-2020-medidas-prevencao-covid-19. No documento contém todas as medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente de Covid-19.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.