Início Notícia Voltar

Coronavírus: Principais cuidados foram abordados com grupo Qualidade de Vida

O primeiro encontro de 2020 do grupo operativo Qualidade de Vida, coordenado...



Data da Publicação da Notícia : 09/03/2020 08:33 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

O primeiro encontro de 2020 do grupo operativo Qualidade de Vida, coordenado pelo setor de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS, reuniu pacientes atendidos pela área para uma conversa com a médica Martha Fonseca. O bate-papo ocorreu na quarta-feira, 4, e teve foco principal em prevenção de doenças, infecções, surtos e vacinação. O momento também foi importante para sanar dúvidas sobre o Coronavírus. Descoberto recentemente, após casos registrados na China, o vírus tem apresentando crescimento no número de casos suspeitos e confirmados no Brasil.

“Como trata-se de uma doença nova no Brasil, surgiram muitas informações, algumas desencontradas, outras reais. Então, para não criar pânico, nem descaso, nosso papel é esclarecer as dúvidas e orientar sobre os cuidados básicos no enfrentamento da doença”, destacou a médica Martha Fonseca. Conforme a profissional, se comparado com o H1N1, o Coronavírus registra índice de mortalidade pequeno, porém idosos, crianças e pessoas em tratamento possuem risco maior de agravo na doença. Deste modo é preciso estar atento aos cuidados preventivos.

Entre as principais recomendações orienta-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar. Usar lenços descartáveis para higiene nasal, cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo. Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Manter ambientes muito bem ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

“Aqui na Medicina Preventiva temos um contato muito próximo com os pacientes, isso facilita na orientação e acompanhamento da saúde deles”, apontou a médica. A antecipação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também foi lembrada aos beneficiários. A medida é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem Influenza na triagem de casos para o Coronavírus. Conforme o Ministério da Saúde a campanha está prevista para iniciar em 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril. O tema também será abordado em encontro com integrantes do grupo Bem-Estar no dia 18 de março.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.