NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Cesurg constrói Centro de Saúde Animal

Estrutura é constituída de sistema integrado único em Sarandi e na região...

Data da Publicação da Notícia : 02/03/2020 - 08:32

 
Foto Notícia Geral
Centro de Saúde Animal do Cesurg possui mais de mil metros quadrados e atenderá animais de pequeno e grande portes

Mais de mil metros quadrados e uma estrutura fantástica que impressiona, o Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) de Sarandi está construindo o Centro de Saúde Animal, tido como um centro de saúde animal. O complexo é constituído de um sistema integrado inovador para Sarandi e região, que proporcionará mais aprendizado e vivências aos acadêmicos da faculdade e atenderá às necessidades da comunidade.

O Centro de Saúde Animal ganha forma a cada dia. As obras iniciaram no fim de 2019 e a previsão para a inauguração do espaço é ainda no primeiro trimestre de 2020. O trabalho ocorre diuturnamente para erguer divisórias, construir os sistemas elétrico, hidráulico, de ar condicionado e isolamento acústico. 



Obra desafiadora

Até a conclusão da obra, mais de 70 profissionais de diversas áreas terão trabalhado no local. “As equipes são de Sarandi e de diversas cidades. Devido a complexidade de alguns projetos não dispomos de profissionais na região e alguns são, inclusive, de outros estados”, conta o engenheiro civil Vinicius Vieira Tonello.

A obra é complexa e desafiadora. “O maior desafio desta obra, está na gestão das equipes e de suprimentos para o canteiro de obras, pois, tradicionalmente, na maioria das edificações, temos entre quatro e cinco projetos envolvidos e, por se tratar de um hospital, temos a adição de dois projetos de grande impacto: projeto de climatização/renovação de ar e gases medicinais”, revela o engenheiro. “Outro grande desafio é a transformação de utilização de um espaço existente, pois o pavilhão já havia sido construído anteriormente para outro fim e agora há toda uma adequação do ambiente ”, completa.




Marco para a região

A implantação do Centro de Saúde Animal será um marco para a região, pois contará com o setor de pequenos e grandes animais e haverá a realização de inúmeros procedimentos, muitos dos quais realizados apenas em centros como Porto Alegre.

Para nossos alunos será possibilitado, além das aulas, a realização de estágio e atividades para  ampliar sua base de conhecimento e fortalecer o aprendizado prático. Esta obra também apresenta um grande ganho para nossa região pela agilidade que ela proporcionará em tempo de atendimento e na variedade de profissionais que aqui desenvolverão suas atividades, e levará Sarandi a ser reconhecida como um centro de especialidades”, argumenta o diretor de Ensino Eduardo Toledo Martins. 

            A estrutura do local é projetada, ainda, para ser remodelado conforme a necessidade. Isto significa que as paredes podem ser removidas para dar espaço às salas maiores e oferta de novos serviços.



Estrutura

Todos os professores da área da Medicina Veterinária trabalharam na elaboração do projeto e isso permitiu uma estrutura de excelência. O Centro de Saúde Animal do Cesurg contará com dois ambulatórios para atendimento clínico; farmácia; canil e gatil; estrebarias,  sala de preparação animal; três blocos cirúrgicos de rotina; sala de técnica cirúrgica acadêmica; ambulatório de atendimento acadêmico composto por oito mesas para a realização dos atendimentos veterinários; setor de atendimento veterinário para grandes animais; bloco cirúrgico de grandes animais;  sala de visualização cirúrgica e ambulatorial; laboratórios de anatomia, microbiologia, parasitologia, análises clínicas, patologia e o laboratório de reprodução; além de três salas projetadas para atendimento e aulas simultâneas.

O Centro de Saúde Animal vai oferecer o que há de inovador no mercado veterinário. Trazemos junto ao curso de Medicina Veterinária uma das maiores e mais completas estruturas, pensando na qualidade de atendimento prestado à comunidade sarandiense e região e na formação dos nossos acadêmicos”, afirma o médico veterinário e coordenador do curso de Medicina Veterinária Me. Rafael Pandolfi.



Inovações

O local é o primeiro em Sarandi a incorporar o sistema totalmente digitalizado em seus espaços, podendo vincular os resultados dos exames, ou até mesmo a projeção de uma cirurgia, ao sistema acadêmico. Essa tecnologia permite que todos os setores da clínica estejam vinculados às respectivas disciplinas ministradas no curso, o que na prática, permite, que no momento da realização de um exame de raio X, o professor já consiga disponibilizar as imagens e/ou resultados aos alunos que estarão cursando a disciplina de Diagnóstico por imagem, já o bloco cirúrgico contará com um sistema de câmeras integradas, permitindo que os acadêmicos das disciplinas cirúrgicas possam estar assistindo ou revendo as cirurgias de rotina em seus smartphones. 

O professor Rafael também destacou a importância da construção do fluxograma do local. “O fluxo do Centro de Saúde Animal foi projetado permitindo a utilização simultânea dos espaços por até 250 acadêmicos, sem prejudicar os atendimentos de rotina, isso  para o aluno resume-se em mais aulas práticas e ainda possibilita-o visualizar toda a rotina da clínica”, argumenta. 

Outra novidade está no Laboratório de Anatomia Animal. Pandolfi explica que o uso do formol será extinto. “É um novo modelo de ensino da Medicina Veterinária importante para saúde dos acadêmicos. As peças passarão a ser glicerinadas e poderão ser manipuladas  por qualquer pessoa sem ter nenhum tipo de agressão à saúde”.



Salas de Observações

            Além de tudo, a Centro de Saúde Animal do Cesurg é ainda mais inovador pela criação dos espaço visto como o “ponto de ouro da clínica”. São salas de aula de vidro voltadas para consultórios e blocos cirúrgicos, tanto de grandes quanto de pequenos animais.

 “Os acadêmicos podem estar na sala aprendendo a teoria, e ao mesmo tempo conseguem visualizar todas as cirurgias e atendimentos de rotina; o professor e veterinário pode estar fazendo o atendimento e o aluno fazendo a observação, sem interferir. Isso é riquíssimo para o acadêmico pois possibilita ver todas as questões comportamentais do paciente e tutor, além de permitir que mesmos os alunos que estejam nos semestres iniciais e ingressantes no curso possam participar da visualização dos  procedimentos”, enfatiza Pandolfi.

            O Centro de Saúde Animal vai atender as demandas do curso de Medicina Veterinária e também a comunidade regional. A intenção também é que no futuro sejam realizadas análises de leite, patológicas e prestar serviços também para as clínicas veterinárias do município e da região.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de imprensa - Cesurg
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Caixa lançará na terça aplicativo para cadastro em renda emergencial

 

Palmeira das Missões: 32 famílias recebem novas casas

 

Estados Unidos têm disparada de mortos e falta de equipamentos

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Campeonato Municipal de Futsal e Voleibol iniciou nesta terça

 

Acidente deixa uma pessoa morta na BR 386

 

Obras de canalização em córrego da sanga no centro da cidade segue em andamento

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul