Início Notícia Voltar

Professora do Cesurg ministra formação de início do ano letivo na rede municipal de São Pedro das Missões

Professora mestre Silvana Maria Tres Cichelero abordou a importância do autoconhecimento e autocuidado...



Data da Publicação da Notícia : 28/02/2020 11:42 por Assessoria de imprensa - Cesurg

CapaNoticia
Banner Topo

rofessores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro das Missões participaram de um encontro de formação com a mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Cesurg, Silvana Maria Tres Cichelero. A formação foi realizada no dia 20 de fevereiro e tratou da temática "Missão e Propósito do Professor: Autoeducar-se para educar".

A temática abordada teve o objetivo de estimular os professores a pensarem sobre o propósito da profissão docente de forma sistêmica. Para tanto, a formação abordou a importância do Autoconhecimento e autocuidado, uma das Dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Durante a formação, a professora evidenciou a importância dos profissionais da educação desenvolverem a autoconsciência, a autoestima, a autoconfiança, o equilíbrio emocional, o autocuidado, a atenção plena e a capacidade de reflexão para que tenham condições de mediarem e facilitarem o desenvolvimento das competências nas crianças e adolescentes. 

Conforme a docente do Cesurg, foram evidenciados conceitos da Pedagogia Sistêmica de modo a estimular a percepção de que cada um é um sistema, composto de um corpo físico, mental, emocional e espiritual. A escola, por sua vez, também é um sistema, composto de muitos outros que se influenciam e se desenvolvem mutuamente. “Compreender a escola na perspectiva sistêmica é imprescindível para que se possa almejar e buscar a formação integral, de qualidade e com equidade dos educandos, de forma a transcender os muros escolares e refletir positivamente na sociedade”, defende a mestre.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.