Início Notícia Voltar

Vale a pena comprar um imóvel no centro de Porto Alegre?

A capital do Rio Grande do Sul oferece uma vida diferenciada aos seus habitantes...



Data da Publicação da Notícia : 27/02/2020 08:13 por

CapaNoticia

Fonte: Pixabay

Banner Topo

A capital do Rio Grande do Sul oferece uma vida diferenciada aos seus habitantes. A cidade, que conta com 1,4 milhões de habitantes divididos entre 84 bairros de acordo com o último censo do IBGE, tem uma região metropolitana com 4,2 milhões de habitantes em 34 municípios e cultura para dar e vender, além de ser bastante hospitaleira com os seus turistas e com todas as culturas e costumes que aqui chegam.

Um lugar bairrista e tradicionalista que se orgulha de tudo o que é e produz, o centro de Porto Alegre é o lugar ideal para quem procura comodidade de cidade grande, clima de calmaria e muitas árvores, além de centros culturais e oportunidade de crescimento na vida.

A cidade, fundada em 26 de março de 1772, é conhecida por ser cheia de cultura, a capital mais arborizada do país e por abrigar o famoso lago Guaíba, que teve a sua orla revitalizada recentemente, além de ser o berço de grandes nomes da literatura, como Erico Veríssimo e Mario Quintana e artistas e bandas conhecidas pelo país todo, como os Engenheiros do Hawaii.

É uma cidade grande, não podemos negar, com um fluxo intenso de pessoas, carros e transportes e as casas à venda em Porto Alegre costumam não deixar a desejar para quem está procurando o seu novo lar. O movimento constante de muitas pessoas faz um caos todos os dias (semelhante, mas bem menor que o de São Paulo, por exemplo), mas que não supera as belezas e as marcas históricas da cidade. Como podemos notar, Porto Alegre é uma cidade interessante que pode abrigar muito bem os mais diversos públicos com as mais diversas situações financeiras ou objetivos.

Com muitas opções de emprego e estudos, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Ritter dos Reis (UniRitter), é um lugar que atende a todas as suas necessidades.

Mas muitos que vem conhecer a região se perguntam: vale a pena comprar imóveis no centro em Porto Alegre?

Hoje em dia, investir em imóveis pode parecer um jogo incerto, porque nem todos as localizações favorecem uma boa qualidade de vida. O investimento é alto, portanto, é preciso estudar antes de adquirir o seu imóvel, conhecer a localidade, pessoas que já moram no lugar e tem uma opinião bem formada, para garantir uma escolha certeira.

Primeiro, para ter a resposta da nossa pergunta, precisamos pensar em alguns pontos positivos e negativos a respeito da cidade, para saber se vale a pena ter o seu imóvel no centro da capital gaúcha.

  • Muita variedade de faculdades e universidades, todas com fácil acesso ao centro de Porto Alegre e inúmeras opções de formação, bem como serviços gratuitos prestados dentro das universidades (serviço odontológico, psicológico, assistência jurídica e social), etc.
  • Muitas oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal no centro da capital, bem como ascensão na carreira,
  • Grandes redes de lojas e supermercados, o que facilita comprar e comparar preços para ter um controle melhor do seu dinheiro,
  • Muitas opções de shoppings centers de alta qualidade, com inúmeras opções de lojas, grifes do mundo inteiro e opções de entretenimento,
  • Comércio fortalecido e diversificado perto da parte residencial do centro, facilitando a vida dos moradores,
  • Times conhecidos nacionalmente: Grêmio e Internacional, e um clima bastante favorável a quem ama o futebol,
  • É uma capital pequena, apesar de muito desenvolvida. Entre as capitais do nosso país, ocupa o décimo segundo lugar em população, e em área, é a décima oitava colocada, menor que Maceió, Rio Branco e Palmas, por exemplo,
  • É detentora das maiores áreas rurais das capitais de estado no Brasil, por isso, se torna uma boa opção para quem não quer abrir mão do conforto da cidade grande, mas quer fugir dos caos urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro,
  • É uma cidade bem alimentada com transporte público e vias terrestres: na cidade passam importantes vias, como a BR-290, BR-116, etc (o que facilita a ida e a vinda de outras cidades e estados de forma confortável). E também conta com cerca de 350 linhas de ônibus, que atendem a cidade inteira, e o Trensurb, que une cidades da região metropolitana como São Leopoldo e Canoas,
  • Tem um alto IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), o que revela uma boa qualidade de vida aos moradores,
  • O contato com a natureza é diário: a capital mais arborizada do país tem suas belezas naturais que servem também como ponto turístico. Abriga o lago Guaíba, que tem a orla para passeios, caminhadas e até mesmo opções de alimentação no local, e o famoso passeio com o Cisne Branco, que existe há mais de 30 anos na cidade, saindo todos os dias do Cais do Porto.
  • As opções de entretenimento são muitas, e a grande maioria, em contato com a natureza e a história do estado:

O parque Moinhos de Vento,

O Jardim Botânico,

O Parque Gabriel Knijnik,

Praça Gustavo Langsch

A reserva biológica do Lami,

O parque da Redenção,

  • Opções de entretenimento culturais também não faltam:

O MARGS (Museu da Arte do Rio Grande do Sul),

Santander Cultural,

Casa de Cultura Mario Quintana,

Teatro São Pedro,

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.

 

Com todos esses pontos, podemos nos questionar se a cidade não têm problemas, e a resposta é sim. Sempre tem, em todos os lugares, mas são os mesmos na maioria das cidades do nosso país. Se você quer conforto, todos aqueles pontos positivos que discutimos, um centro com todos os comércios que você pode imaginar, qualidade de vida, oportunidades de emprego e estudos que não se acham em qualquer lugar, com certeza vale a pena ter um imóvel no centro de Porto Alegre, a capital que mesmo com problemas tem um grande potencial de qualidade de vida aos seus moradores. É um lugar de se encantar para ter o seu lar.

O artigo foi útil pra você?

Curta e compartilhe nas redes sociais, e curta a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das novidades!


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.