NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Estudantes de Pedagogia visitam sítios arqueológicos

Visitas tiveram o objetivo de ampliar o conhecimento dos acadêmicos sobre ocupação jesuíticas e a origem do povo gaúcho...

Data da Publicação da Notícia : 13/02/2020 - 09:09

 
Foto Notícia Geral
VISITA 1 - Estudantes conheceram o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas ....

Um dia para viajar no passado e adquirir conhecimentos, foi o que ocorreu sábado (08) com estudantes de Pedagogia do Cesurg. Eles foram ao noroeste do Rio Grande do Sul, em São Miguel das Missões, Santo Ângelo e em Caibaté visitar reduções jesuíticas e o Santuário de Caaró. 

O objetivo das visitas foi de promover aos acadêmicos a construção de conhecimento referente à ocupação jesuíticas e a origem do povo gaúcho, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.

Em São Miguel das Missões, os estudantes conheceram o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. O local é considerado um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas e foi declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em Santo Ângelo, foi visitada a Redução de Santo Ângelo Custódio, fundada em 1706. Esta foi a última redução construída pelo ciclo missioneiro, destruída na Guerra Guaranítica (1753-1756), quando os índios e os jesuítas foram expulsos em razão do Tratado de Madri.

Os acadêmicos também estiveram em Caibaté no Santuário de Caaró, local do martírio dos padres jesuítas Roque Gonzales e Afonso Rodrigues, pioneiros na catequização dos índios na região.

“Com as visitas foi possível ver na prática o que foi falado no decorrer das aulas. Para minha formação é de grande importância essa atividade, aprendi muito sobre a história do povo gaúcho, aprendi conceitos novos e reais sobre as missões jesuíticas e povo guarani e desconstruí ideias pré-impostas”, constata a acadêmica Karoline Franceschi.

A visita fez parte da disciplina Oficina de Pesquisa e Práticas Pedagógicas III”, ministrada pela professora Me. Vera Danair Carpenedo. A a disciplina tem a proposta de trabalhar os conteúdos do Referencial Curricular Gaúcho, como o reconhecimento e análise da história e da diversidade cultural dos povos indígenas que habitaram o território gaúcho antes da ocupação europeia.

“Esse conteúdo será fundamental para a profissão docente das alunas, pois ele atende às exigências do Referencial Curricular Gaúcho e a BNCC. Objetivo da visita é para as alunas ampliarem seu conhecimento em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula e que terão que desenvolver no Ensino fundamental quando forem professora”, explica a professora.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de imprensa - Cesurg
Colunista:
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Prefeitura de Palmeira das Missões instala novos abrigos em pontos de parada de ônibus

 

Sarandi - Playground novo para as crianças na Praça Farroupilha

 

Sarandi - Lar do Idoso e APAE recebem recursos municipais

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Receita de Natal - Cheesecake de frutas vermelhas

 

Slender Man está na programação do Cine Globo Palmeira

 

Cotrisal realizou Feirão de Aniversário em comemoração aos 61 anos da Cooperativa

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul