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Estudantes de Pedagogia visitam sítios arqueológicos

Visitas tiveram o objetivo de ampliar o conhecimento dos acadêmicos sobre ocupação jesuíticas e a origem do povo gaúcho...



Data da Publicação da Notícia : 13/02/2020 09:09 por Assessoria de imprensa - Cesurg

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VISITA 1 - Estudantes conheceram o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas ....

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Um dia para viajar no passado e adquirir conhecimentos, foi o que ocorreu sábado (08) com estudantes de Pedagogia do Cesurg. Eles foram ao noroeste do Rio Grande do Sul, em São Miguel das Missões, Santo Ângelo e em Caibaté visitar reduções jesuíticas e o Santuário de Caaró. 

O objetivo das visitas foi de promover aos acadêmicos a construção de conhecimento referente à ocupação jesuíticas e a origem do povo gaúcho, com ênfase nos anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.

Em São Miguel das Missões, os estudantes conheceram o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. O local é considerado um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas e foi declarado patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em Santo Ângelo, foi visitada a Redução de Santo Ângelo Custódio, fundada em 1706. Esta foi a última redução construída pelo ciclo missioneiro, destruída na Guerra Guaranítica (1753-1756), quando os índios e os jesuítas foram expulsos em razão do Tratado de Madri.

Os acadêmicos também estiveram em Caibaté no Santuário de Caaró, local do martírio dos padres jesuítas Roque Gonzales e Afonso Rodrigues, pioneiros na catequização dos índios na região.

“Com as visitas foi possível ver na prática o que foi falado no decorrer das aulas. Para minha formação é de grande importância essa atividade, aprendi muito sobre a história do povo gaúcho, aprendi conceitos novos e reais sobre as missões jesuíticas e povo guarani e desconstruí ideias pré-impostas”, constata a acadêmica Karoline Franceschi.

A visita fez parte da disciplina Oficina de Pesquisa e Práticas Pedagógicas III”, ministrada pela professora Me. Vera Danair Carpenedo. A a disciplina tem a proposta de trabalhar os conteúdos do Referencial Curricular Gaúcho, como o reconhecimento e análise da história e da diversidade cultural dos povos indígenas que habitaram o território gaúcho antes da ocupação europeia.

“Esse conteúdo será fundamental para a profissão docente das alunas, pois ele atende às exigências do Referencial Curricular Gaúcho e a BNCC. Objetivo da visita é para as alunas ampliarem seu conhecimento em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula e que terão que desenvolver no Ensino fundamental quando forem professora”, explica a professora.


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