NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Defensoria Pública do RS terá acesso a dados sobre registros civis e imóveis

Em janeiro e fevereiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS)...

Data da Publicação da Notícia : 13/02/2020 - 08:00

 
Foto Notícia Geral

Em janeiro e fevereiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) assinou dois importantes convênios, que vão desburocratizar o atendimento à população. O primeiro deles foi com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) para que a instituição tenha acesso à Central de Registro Civil (CRC-RS). O segundo foi com o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (Irirgs) e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul, para acesso à Central dos Registradores Imobiliários (CRI-RS). Na prática, a consulta aos dados civis e de imóveis facilitará o trabalho de defensores públicos e trará mais agilidade aos processos administrativos e judiciais. Para os assistidos da DPE/RS, a consulta direta ao banco de dados evitará idas e vindas a outras instituições, para solicitação de documentos, poupando tempo e custos com deslocamentos. 

 
Sindiregis
O termo de cooperação técnica com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis) foi assinado no dia 29 de janeiro. “Este é um marco histórico para ambas as instituições, pois possibilitará o acesso a informações necessárias para a instrução de processos, o que beneficiará muito a população que utiliza os serviços da Defensoria”, afirmou o defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt. 
 
Apenas defensores e servidores públicos autorizados terão acesso às informações, pesquisas e certidões disponíveis na CRC-RS, não sendo permitido a eles o cadastro ou edição de dados no sistema. Pelo convênio, o Sindiregis também disponibilizará o acesso ao E-Protocolo, para possibilitar a requisição e a remessa de certidões eletrônicas através da CRC-RS, quando necessárias ao desempenho das atividades da DPE/RS. 
 
Irirgs e Colégio Registral
O termo de cooperação da Defensoria Pública com o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (Irirgs) e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul foi firmado no último dia 10 de fevereiro. O acordo prevê o acesso da DPE à Central dos Registradores Imobiliários do Estado do Rio Grande do Sul (CRI-RS), que reúne informações sobre a matrícula de imóveis. Também será possível realizar a solicitação de certidões necessárias à instrução de processos administrativos ou judiciais. O objetivo é simplificar, facilitar e desburocratizar o atendimento às demandas dos assistidos da Defensoria, mediante a racionalização de processos, rotinas e procedimentos. 
 
Somente defensores e servidores públicos autorizados previamente poderão acessar e fazer solicitações na CRI-RS. A inclusão, edição e exclusão de dados, pela Defensoria, não serão permitidas. Segundo o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Cláudio Nunes Grecco, em breve estarão disponíveis indicadores fiéis da ocupação dos imóveis no estado, inclusive com valores, o que facilitará também a análise da situação econômica da pessoa. “Este convênio será fundamental não apenas para operacionalizar as ações, mas sobretudo para fazer o filtro econômico-social e atender quem efetivamente precisa, que é aquele cidadão vulnerável”, afirmou o defensor público-geral do estado, Cristiano Vieira Heerdt. De acordo com ele, são parcerias como esta que permitem maior celeridade no andamento das demandas que chegam à DPE. 
 
Grecco também destacou a possibilidade de os defensores públicos monitorarem a matrícula de um imóvel. Informações sobre pedidos de certidões e emissão de documentos estarão visíveis, por exemplo. “A plataforma foi toda pensada por nós, para justamente desburocratizar e facilitar a vida de todos que precisam”, afirmou a presidente do Irirgs, Denise Alban Scheibler.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Economia e Política
Fonte: Camila Schäfer Analista de Comunicação da Assessoria de Comunicação Social Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Comércios de rua devem adotar medidas sanitárias para reabrir provadores

 

Bolsonaro confirma mais duas parcelas do auxílio emergencial

 

Nascidos em fevereiro recebem auxílio emergencial hoje

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


COMENTÁRIOS

DarnellLot



FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Slender Man está na programação do Cine Globo Palmeira

 

Governo do Estado não suspende aulas e publica Decreto de medidas preventivas temporárias ao Covid-19

 

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 56 milhões

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul