Início Notícia Voltar

Corona Vírus: a polêmica

Nos últimos 20 anos, a comunidade mundial vem sofrendo muitas ameaças...



Data da Publicação da Notícia : 11/02/2020 09:05 por Assessoria de imprensa - Cesurg

CapaNoticia
Banner Topo

Nos últimos 20 anos, a comunidade mundial vem sofrendo muitas ameaças por microrganismos de origem de outros animais, as quais quando evoluem para doenças são chamadas de zoonoses. Assim ocorreu com a gripe H1N5, que hoje já possui muitas variáveis e algumas vacinas, no entanto não cobrem toda a quantidade de variações impedindo um controle da própria gripe. Dentre estes tipos de infecção e de doenças, surge o Corona vírus.

A doença foi assim denominada devido à sua forma microscópica em formato de coroa. O vírus se encontra em determinados animais, entre eles o dromedário, cobras e morcegos. Nesses animais, o vírus atua, muitas vezes, apenas como hospedeiro ou seja: o animal possui o vírus em seu corpo, mas não desenvolve a doença.

O surto do vírus teve início na China e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pode ser decorrente das características e hábitos alimentares deste país. Por tradição, a população chinesa se alimenta de uma grande variedade de animais, além de possuir o hábito de ter contatos muito próximo de aves e mesmo serpentes, tidos como animais de companhia.

 Não é ideia deste comunicado criticar esta forma de alimentação nem de relações com animais. Pelo contrário, o intuito é alertar para estas práticas, quando não realizadas dentro de padrões de higiene e de normativas que protegem a saúde humana e os próprios animais pode ocasionar este tipo de problema.

A doença se manifesta com sinais clínicos e sintomas no sistema respiratório. Conforme o Departamento de Epidemiologia da Universidade de Coimbra de Portugal (ligado diretamente à comunidade europeia e à Organização Mundial da Saúde), a infecção por Corona Vírus faz parte do quadro das Gripes e Constipações, que inclui problemas respiratório, febre, falta de apetite, problemas intestinais e dores gerais pelo corpo. 

A maneira das pessoas se contaminarem ocorre através do sistema respiratório e digestivo e contatos diretos com animais e pessoas que possuam o vírus. A doença possui a característica de não ter alta mortalidade, mas isto pode acontecer caso o corona vírus infectar quem já tiver problemas respiratório, hepatites e outras infecções que causam debilidade. 

Segundo orientação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, e enquanto professor de Epidemiologia, em qualquer aparecimento destes sintomas é preciso procurar as autoridades médicas competentes. Salientamos, que no Brasil possui um dos melhores serviços em doenças transmissíveis do mundo, prestado pela Fiocruz.

Claudio Alberto dos Santos

Professor universitário do Cesurg

Médico Veterinário, mestre e doutor em Sociologia Política

Atua nas áreas de Defesa Sanitária Animal, Ciências Humanas Políticas Públicas, entre outras


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.