Início Notícia Voltar

Professora do Cesurg publica artigo sobre consumo sustentável

Estudo trata das barreiras para a adoção de sistemas que aumentem o ciclo de vida de produtos...



Data da Publicação da Notícia : 06/02/2020 10:22 por Assessoria de imprensa - Cesurg

CapaNoticia

Professora do Cesurg Maikielli Zulpo pesquisou sobre Sistemas de Serviço de Produto

Banner Topo

O resultado de um estudo com jovens consumidores em cidade médias e pequenas foi publicado na edição de janeiro deste ano da revista internacional Sustainable Production and Consumption (no Português Produção e Consumo Sustentáveis). O artigo publicado foi desenvolvido por pesquisadores, entre eles a professora mestranda Maikielli Zulpo do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) de Sarandi. 

Intitulado “Drives e barreiras para a adoção de sistemas de serviço de produtos orientados para o uso: um estudo com jovens consumidores em cidades médias e pequenas”, a publicação aponta os empecilhos para a adoção de uma economia circular (baseada reutilização, reparo e reciclagem de recursos e produtos e o compartilhamento de produtos) e alternativas para aumentar o ciclo de vida de produtos e satisfazer os consumidores. 

Os sistemas de serviço de produtos são alternativas para um modelo de economia sustentável, uma vez que vem aumentando as preocupações com o meio ambiente e o interesse por um estilo de vida mais sustentável.

 

Os Sistemas de Serviço de Produto (SSP)

De acordo com o estudo, uma maneira promissora de atingir as metas de sustentabilidade são os Sistemas de Serviço de Produto (SSP). “O SSP pode ser definido como um caso especial de servitização. Um dos objetivos do PSS é estender o ciclo de vida do produto e proporcionar aos clientes uma experiência mais satisfatória”, diz o texto.

O estudo identificou os principais fatores e barreiras que afetam a adoção de SSP, sendo “dificuldade em encontrar” a maior barreira e “preocupação ambiental” e “estilo de vida saudável” os principais fatores para adoção do Sistemas de Serviço de Produto.

“Uma solução para evitar o uso desnecessário de recursos e o desperdício excessivo é reduzir novas compras e promover novos padrões socioeconômicos de consumo, como a economia circular, a qual abrange a reutilização, reparo e reciclagem de recursos e produtos e modelos voltados ao compartilhamento de produtos”, sugere a pesquisa.

O artigo pode ser lido na íntegra em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352550919301381#tbl1>.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.