Início Notícia Voltar

Hospital Unimed promove treinamento sobre Manejo do Paciente Disfágico

Decorrente principalmente do uso prolongado de ventilação mecânica...



Data da Publicação da Notícia : 01/02/2020 09:20 por Unimed Noroeste

CapaNoticia
Banner Topo

“A prevalência da disfagia em ambiente hospitalar apresenta índices elevados e cabe a nós, enquanto equipe multiprofissional, estarmos atentos sobre a forma mais adequada do manejo destes pacientes”, comentou a coordenadora do setor de Nutrição e Dietoterapia do Hospital Unimed Noroeste/RS, Juliana Witzke Bettega. Pensando nisso, a instituição está promovendo treinamento ministrado pela fonoaudióloga, Elana de Menezes Rossetto, focado no cuidado com pacientes disfágicos. A capacitação iniciou com equipe da UTI Adulto, na quarta-feira, 29, e está envolvendo profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Decorrente principalmente do uso prolongado de ventilação mecânica, intubação orotraqueal, perda de massa muscular, idade avançada, doenças neurológicas, oncológicas e respiratórias, a disfagia é uma alteração de deglutição. Não é considerada doença, mas precisa de atenção, pois pode levar à desnutrição, desidratação ou pneumonia aspirativa. Conforme Elana, “um paciente intubado por mais de 48 horas tem de 44% a 87% de chances de apresentar disfagia”. Durante o treinamento a fonoaudióloga abordou técnicas de como identificar os sinais e as melhores práticas a serem aplicadas em pacientes disfágicos, considerando, especialmente, a utilização de utensílios adequados, posição e condição de saúde.

O cronograma do treinamento “Manejo do Paciente Disfágico” segue até 5 de fevereiro e envolverá outras equipes do Hospital. “A capacitação constante é essencial, pois visa promover assistência cada vez mais qualificada e segura aos pacientes, objetivando o tratamento adequado enquanto estiver internado e contribuindo para que possa sair reabilitado, tornando sua vida mais funcional”, finalizou a nutricionista Juliana.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.