Início Notícia Voltar

Secretária municipal de Educação assume coordenação estadual do ProBNCC

A secretária municipal de Educação de Palmeira das Missões e vice-presidente...



Data da Publicação da Notícia : 28/01/2020 09:54 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A secretária municipal de Educação de Palmeira das Missões e vice-presidente estadual da Undime RS, professora Nirlene Boeri, assumiu recentemente a coordenação do ProBNCC no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma frente de trabalho vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que se dedica a apoiar e gerenciar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular nos estados e municípios brasileiros. Importante destacar que a secretária Nirlene já está investida na função, a qual irá desempenhar concomitantemente às suas atividades na SME.

O ProBNCC possui dois focos: a (re)elaboração dos currículos de referência alinhados à BNCC e a formação continuada dos profissionais das redes para implementação dos mesmos, sendo que a coordenação estadual responsabiliza-se pelo atendimento a todos os níveis de ensino na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). Tal atuação representa um grande desafio, pois todas as ações acontecem pautadas pelo regime de colaboração entre Estado e municípios, sendo necessário uma grande e efetiva articulação entre todos os envolvidos para que o trabalho seja desenvolvido.

O programa foi criado em conjunto entre Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que formam o Comitê Nacional de Implementação da BNCC, com o apoio da Sociedade Civil (por meio de Organizações), e das representações institucionais dos conselhos nacionais, estaduais e municipais (Conselho Nacional de Educação - CNE, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – FNCE e União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação – UNCME.

Nirlene Boeri explica que os coordenadores devem realizar e participar das reuniões de planejamento e acompanhamento das formações continuadas para educação infantil, ensino fundamental e médio, como parte da equipe central de gestão e nas equipes regionais de formação, alinhando as expectativas do Programa com o que está ocorrendo no Estado e municípios, trocar experiências e repassar às suas equipes as informações e conteúdos formativos.

“Desempenhar esta função de coordenação geral do ProBNCC no RS, onde já desempenhamos a função de articulador entre etapas, é um grande desafio para nossa carreira enquanto profissionais e gestores de educação que somos, mas ao mesmo tempo é um reconhecimento pela nossa capacidade técnica e de articulação, tendo em vista a grande amplitude de todas as ações”, explicou a secretária Nirlene Boeri. Segundo ela, ainda há muito trabalho pela frente até que de fato a BNCC esteja implementada em todo o Brasil, muito embora grandes avanços já vem sendo realizados, como a atualização dos documentos escolares, a criação dos documentos de referência nos municípios e a formação continuada.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.