NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Hidrelétrica Passo Fundo intensifica monitoramento no reservatório da Usina por causa da estiagem prolongada

A estiagem que afeta o Sul do Brasil e em especial o Rio Grande do Sul, considerada...

Data da Publicação da Notícia : 09/01/2020 - 07:58

 
Foto Notícia Geral

A estiagem que afeta o Sul do Brasil e em especial o Rio Grande do Sul, considerada a mais severa dos últimos oito anos, tem prejudicado não apenas a atividade agropecuária, como também a geração de energia. Ao longo de 2019, a Usina Hidrelétrica Passo Fundo (UHPF), localizada no rio Passo Fundo, município de Entre Rios do Sul, manteve somente 60% da sua capacidade máxima de geração (226 MW). Ontem (7 de janeiro), o nível do reservatório estava na cota 589,62 metros, equivalente a 28,39% do volume útil de água disponível para gerar energia. No início de dezembro de 2019, as medições registraram cota 589,90 metros e 30% do volume.

O volume útil atual de água para geração já é inferior ao mínimo histórico registrado em 2012, quando chegou a cerca de 29% da capacidade. Como o nível está muito baixo, a água disponível está sendo utilizada para a geração de energia elétrica. O montante de produção obedece à programação determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

O gerente da UHPF, Ederson Maia, informa que as inspeções realizadas devem permanecer durante o verão e têm o objetivo de se antecipar para não ocorrerem danos ambientais. “Especialmente as lagoas temporárias estão sendo monitoradas para que não fiquem peixes ou outros animais aprisionados na lama de fundo”, afirma. “Além disso, realizamos o monitoramento rotineiro para avaliar as espécies e suas populações, principalmente quanto ao comportamento reprodutivo e alimentar”. Maia solicita às pessoas que identificarem situações anormais para entrarem em contato pelo telefone (54) 3544-1770.

Em paralelo, a UHPF realiza diversas iniciativas para sensibilizar a população sobre a importância da água na região. O programa de Educação Ambiental, que em 2019 alcançou 7.500 pessoas, promove palestras, oficinas, visitas à trilha ecológica e ao horto florestal, distribuição de material didático e dinâmicas ambientais. No ano passado a usina plantou 10 mil mudas nativas, doou 11 mil mudas e recebeu 1,1 mil visitas nas suas instalações.

 

 

Inspeções 

 

Para se antecipar e mitigar os possíveis prejuízos ambientais à fauna, equipes da usina realizam inspeções específicas e diárias para monitorar lagoas temporárias formadas em períodos de baixa ocorrência de chuvas. O gerente da Usina Passo Fundo, Ederson Maia, informa que as inspeções realizadas nos últimos dias têm o objetivo de se antecipar para promover o resgate de peixes que ficam aprisionados nas poças, evitando o perecimento. “Nesse período realizamos monitoramento para avaliar as espécies e suas populações, principalmente quanto ao comportamento reprodutivo e alimentar", afirma.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Malena Wilbert
Colunista:Diego A. Mattana
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

FUTURE-SE, um ataque à autonomia das Instituições Federais de Educação Superior e sua sujeição ao Mercado.

 

Como as empresas de RH estão lidando com as entrevistas durante a pandemia

 

Referências da ciência e inovação irão debater desafios impostos pela covid-19

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Conceito Presentes traz camisetas exclusivas da marca Chico Rei

 

Mega-Sena da Virada vai pagar R$ 300 milhões

 

Receita de Natal - Cheesecake de frutas vermelhas

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul