Início Notícia Voltar

Hidrelétrica Passo Fundo intensifica monitoramento no reservatório da Usina por causa da estiagem prolongada

A estiagem que afeta o Sul do Brasil e em especial o Rio Grande do Sul, considerada...



Data da Publicação da Notícia : 09/01/2020 07:58 por Malena Wilbert

CapaNoticia
Banner Topo

A estiagem que afeta o Sul do Brasil e em especial o Rio Grande do Sul, considerada a mais severa dos últimos oito anos, tem prejudicado não apenas a atividade agropecuária, como também a geração de energia. Ao longo de 2019, a Usina Hidrelétrica Passo Fundo (UHPF), localizada no rio Passo Fundo, município de Entre Rios do Sul, manteve somente 60% da sua capacidade máxima de geração (226 MW). Ontem (7 de janeiro), o nível do reservatório estava na cota 589,62 metros, equivalente a 28,39% do volume útil de água disponível para gerar energia. No início de dezembro de 2019, as medições registraram cota 589,90 metros e 30% do volume.

O volume útil atual de água para geração já é inferior ao mínimo histórico registrado em 2012, quando chegou a cerca de 29% da capacidade. Como o nível está muito baixo, a água disponível está sendo utilizada para a geração de energia elétrica. O montante de produção obedece à programação determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.

O gerente da UHPF, Ederson Maia, informa que as inspeções realizadas devem permanecer durante o verão e têm o objetivo de se antecipar para não ocorrerem danos ambientais. “Especialmente as lagoas temporárias estão sendo monitoradas para que não fiquem peixes ou outros animais aprisionados na lama de fundo”, afirma. “Além disso, realizamos o monitoramento rotineiro para avaliar as espécies e suas populações, principalmente quanto ao comportamento reprodutivo e alimentar”. Maia solicita às pessoas que identificarem situações anormais para entrarem em contato pelo telefone (54) 3544-1770.

Em paralelo, a UHPF realiza diversas iniciativas para sensibilizar a população sobre a importância da água na região. O programa de Educação Ambiental, que em 2019 alcançou 7.500 pessoas, promove palestras, oficinas, visitas à trilha ecológica e ao horto florestal, distribuição de material didático e dinâmicas ambientais. No ano passado a usina plantou 10 mil mudas nativas, doou 11 mil mudas e recebeu 1,1 mil visitas nas suas instalações.

 

 

Inspeções 

 

Para se antecipar e mitigar os possíveis prejuízos ambientais à fauna, equipes da usina realizam inspeções específicas e diárias para monitorar lagoas temporárias formadas em períodos de baixa ocorrência de chuvas. O gerente da Usina Passo Fundo, Ederson Maia, informa que as inspeções realizadas nos últimos dias têm o objetivo de se antecipar para promover o resgate de peixes que ficam aprisionados nas poças, evitando o perecimento. “Nesse período realizamos monitoramento para avaliar as espécies e suas populações, principalmente quanto ao comportamento reprodutivo e alimentar", afirma.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.