Início Notícia Voltar

Cesurg forma primeira turma de pós-graduação

18 estudantes concluíram o MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional...



Data da Publicação da Notícia : 13/12/2019 07:35 por Assessoria de imprensa - Cesurg

CapaNoticia

Região conta com 18 profissionais pó-graduados em gestão de cooperativa

Banner Topo

O Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) de Sarandi concluiu a primeira edição do curso MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional. Nesta terça-feira (10), foi realizada na instituição a cerimônia de entrega dos certificados para os 18 estudantes concluintes.

Para o diretor geral da Instituição, o senhor Roni Luiz Dal Magro esta pós-graduação representou o comprometimento do Cesurg com a comunidade e o desenvolvimento regional. “Além disso, reconhece que a educação cooperativista é o fator estratégico para este desenvolvimento”, acrescenta.

 

Curso representa marco na formação cooperativista

 

O coordenador da pós-graduação, professor Dr. Carlos Daniel Baioto, salienta que esta edição representa um marco na formação cooperativista da região. “O curso é pioneiro como pós-graduação no Cesurg e representa a primeira edição deste curso na região, já prevendo outras edições. Ele traz pesquisas, em sua maioria inéditas, no campo de estudo sobre o cooperativismo na região, e aspectos que evidenciam a relação direta entre cooperativismo e sua influência no desenvolvimento regional”.  A Influência do cooperativismo no desenvolvimento regional está demonstrada na apresentação das pesquisas dos estudantes nos trabalhos de conclusão de curso. O professor Baioto informa que as pesquisas apresentadas tiveram basicamente quatro eixos temáticos: gestão de cooperativas e sua complexidade; cooperativas no desenvolvimento regional; a relação entre cooperativas e políticas públicas; e, processo de educação e formação cooperativista.

 

Fatores definiram a qualidade do curso

 

O diretor de Ensino do Cesurg, professor Me. Eduardo Toledo Martins, destaca que a reconhecida qualidade do curso se deu por conciliar quatro fatores essenciais para um bom curso de pós-graduação. 

“Professores com alta formação acadêmica, sendo a maioria doutores e mestres com notório reconhecimento profissional em suas áreas de ação,  conciliando experiência teórica e prática no cooperativismo; viagens de vivência cooperativista em cooperativas de referências nos seus ramos de atividade; uma  matriz curricular condizente com o campo de estudo do cooperativismo regional; e a dedicação dos alunos do curso que nas pesquisas e nas aulas demonstraram o reconhecimento da importância da experiência do curso”, detalhou. “Para a instituição, desenvolver um curso de pós graduação nessa área, especialmente com vocês que atuam em cooperativas, é um orgulho muito grande”, disse aos pós-graduados.

 

Momento histórico para a instituição

 

O coordenador do curso de graduação em Gestão de Cooperativas, professor Me. Paulo Roberto Machado, destaca que a entrega dos certificados de conclusão do curso é um momento histórico e muito especial para a instituição, pois é a primeira turma de especialistas do Cesurg. “Nossa ideia como instituição, e com o Curso de Graduação em Gestão de Cooperativas, é dar continuidade ao processo de formação em educação cooperativista, fazer a integração das cooperativas e fomentar cada vez mais a questão do cooperativismo, tanto do ponto de vista empresarial, como de filosofia de vida”, acrescenta.

Os estudantes que concluíram a pós-graduação sentem-se realizados pelo conhecimento adquirido. “Viemos para o curso com a expectativa de aprender mais sobre o cooperativismo. Eu trabalho em uma cooperativa, mas não tinha uma visão expandida do cooperativismo, por isso o curso contribuiu muito para o nosso conhecimento. Agora, vamos desenvolver os conceitos e aplicar esse conhecimento com a equipe de colaboradores da filial onde atuo e com os associados”, afirma o pós-graduado Josemir Portela.

 O Cesurg já trabalha na grade curricular do curso para a oferta de uma segunda edição do MBA em Gestão de Cooperativas e Desenvolvimento Regional.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.