Início Notícia Voltar

Acadêmicas de Pedagogia do Cesurg apresentam estágios

Estágios fazem parte da grade curricular do curso e são requisitos para a formação...



Data da Publicação da Notícia : 13/12/2019 07:26 por Assessoria de imprensa - Cesurg

CapaNoticia
Banner Topo

Acadêmicas da primeira turma curso Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) apresentaram na última semana os estágios curriculares supervisionados da graduação. Os estágios são requisitos para a formação e foram desenvolvidos em escolas do municípios de Sarandi, Ronda Alta, Barra Funda e Novo Barreiro. 

“A apresentação dos estágios é um momento especial, que marca a formação das futuras pedagogas. Foi um semestre de muito trabalho, estudo e dedicação para que o estágio fosse realizado de modo sério, responsável e que pudesse contribuir para o desenvolvimento da prática docente das estagiárias”, observa a orientadora dos estágios e coordenadora do curso, Ma. Patrícia Signor.

Durante os estágios, as acadêmicas desenvolveram práticas pedagógicas docentes em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Elas tiveram acompanhamento intenso, desde a preparação dos projetos de aprendizagem, com visita de supervisão nas escolas onde realizam a prática docente. 

“A experiência de fazer estágio sendo aluna do Cesurg, possibilitou-me colocar em prática as teorias estudadas com os professores mestres e  doutores da nossa instituição, e fez com que pudéssemos desenvolver em nossas crianças uma pedagogia de voz ativa e prática”, constata a acadêmica Fabrícia Bueno. 

O estágio curricular é uma concretização da caminhada de estudos e do processo de aprendizagem experienciado pelas estagiárias. “Com este estágio pude colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, as quais lemos, discutimos, refletimos e planejamos. Este período da realização da prática da docência com a Educação Infantil e Ensino Fundamental trouxe muitos desafios em relação às práticas e estratégias para que os alunos se sintam envolvidos no processo de aprendizagem”, comenta a acadêmica Thais Boni.

A faculdade Cesurg, em especial o curso de Pedagogia, comemora a vivência deste momento de inserção dos futuros educadores no ambiente profissional, uma vez que um dos principais diferenciais está em aliar a teoria à prática durante todo o curso.

"Agradecemos às escolas que acolheram as acadêmicas nos diversos municípios da região. O Cesurg busca constantemente estar junto à comunidade por meio de suas ações de ensino, pesquisa e extensão. O estágio é uma das formas mais diretas de inserção do acadêmico nas áreas de atuação de sua futura profissão. Estamos muito felizes com esta etapa concluída, sem dúvida, é um marco não apenas para as estagiárias, mas para o curso de Pedagogia", alegra-se a coordenadora do curso, Ma. Patrícia Signor. 
FOTOS E LEGENDAS: 
ALUNA - Apresentação dos estágios é um momento especial, pois marca a formação das futuras pedagogas 
PEDAGOGIA - Estágios foram desenvolvidos em escolas do municípios de Sarandi, Ronda Alta, Barra Funda e Novo Barreiro 
PEDAGOGIA 2 - Acadêmicas desenvolveram práticas pedagógicas docentes


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.