Início Notícia Voltar

Estudantes de Agronomia do Cesurg constroem equipamentos para irrigação

Aspersores foram feitos com equipamentos simples e podem ser utilizados para irrigar pequenas áreas...



Data da Publicação da Notícia : 05/12/2019 07:45 por Assessoria de imprensa - Cesurg

CapaNoticia

Equipamentos foram construídos na disciplina de Hidráulica Agrícola

Banner Topo

Garrafas Pet, canos de PVC, fita adesiva e um pouco de cola, juntando isso e mais um pouco com muita criatividade é possível fazer equipamentos para irrigação de pequenas áreas. Os acadêmicos do curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) construíram aspersores como forma de demonstrar possibilidades para viabilizar a pequena propriedade rural e espaços domésticos de cultivo. 

Os equipamentos foram construídos na disciplina de Hidráulica Agrícola, ministrada pelo Prof. Deuander Mello. A disciplina trata de conceitos hidráulicos para serem aplicados na irrigação e drenagem de lavouras. O manejo da irrigação visa controlar o momento certo e o teor de água adequado para o desenvolvimento de cada cultura. 

A disciplina capacita os futuros profissionais para atender propriedades agrícolas de médio e grande porte. Além disso, também estimula os estudantes a pensar na realidade de agricultores familiares e até mesmo no quintal de casa.

“Os futuros profissionais foram convidados a usar da boa técnica e da engenhosidade no desenvolvimento de soluções adequadas ao contexto de hortas e pequenas áreas de cultivo, uma vez que, para muitas delas pode não ocorrer viabilidade financeira em investir nos sistemas de irrigação disponíveis no mercado. Apesar disso, estas demandam por qualidade e produtividade da mesma forma que as médias e grandes propriedades”, afirmou o professor Me.

A construção dos aspersores fez parte de uma competição entre grupos para verificar qual o equipamento mais eficiente. O equipamento vencedor possui uma potência de jato que alcança um raio de 5,30 metros de irrigação, ideal para irrigar hortas domésticas.

Para os estudantes Renato Koch, Fabio A. Meier, Felipe Kapel e Felipe Amaral o início foi muito difícil, pois não sabiam como começar, mas com algumas ideias conseguiram fabricar um primeiro equipamento. “A partir deste montamos vários até chegar neste aspersor, que distribui a água de maneira uniforme sobre o solo. No final da fabricação, vimos o quanto podemos fazer com sobras de materiais sem precisar gastar”.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.