Início Notícia Voltar

Oficina estimula crianças a praticarem uma alimentação saudável

A atividade foi desenvolvida na Feira do Livro 2019...



Data da Publicação da Notícia : 28/11/2019 07:54 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

Durante os dias 20 a 23 de novembro, ocorreu a Feira do Livro 2019 na cidade de Palmeira da Missões, que contemplou apresentações artísticas e oficinas variadas durante o evento. Uma dessas oficinas foi realizada pelas estagiárias Danielle Signori de Carvalho, Dioneia Vitalli e Karine Marmett da Silva, do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tinha como tema “Oficina de Alimentação Saudável”, onde havia contação da história “A menina que não gostava de frutas” para o público infantil e degustação de frutas a partir da brincadeira da Roleta das Frutas.

  Segundo a acadêmica Danielle “a intenção da oficina foi, principalmente, estimular o consumo de frutas no público infantil de uma forma lúdica, desmistificando a resistência comum a esse tipo de alimento. As crianças ouviram a história da menina que não gostava de frutas, e depois participaram de um desafio para provarem frutas, assim como a personagem do livro”. A atividade contou com a participação de diversos alunos e escolas, que se divertiram e provaram diferentes sabores pela primeira vez: “elas se sentiam desafiadas para rodar a roleta e provar a fruta que caísse. A grande maioria deles provou a fruta sorteada, e gostou, queriam até participar novamente” relata Dioneia.

  As alunas ainda explicaram que a atividade traz um impacto muito positivo para a construção de hábitos alimentares saudáveis na infância, visto que geralmente as crianças tem medo de provar novos sabores, e nessa oficina, elas puderam fazer isso de uma forma desafiadora e ao mesmo tempo, divertida, que agora podem ser levados para dentro de casa. Além disso, a atividade reforça que o tema da alimentação saudável é transversal nas disciplinas do currículo escolar e pode ser trabalhada tanto na forma de contação de história em uma feira do livro quanto em outras atividades na escola.

  A oficina foi elaborada juntamente com a nutricionista Juliana Dal Forno Marques, da Secretaria Municipal de Educação, que supervisionou a atividade e a professora Adriane Cervi Blümke, orientadora do estágio de Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da UFSM/PM.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.