NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

33,75% da merenda escolar das escolas da 20ª CRE vêm da agricultura familiar

Data da Publicação da Notícia : 25/11/2019 - 11:41

 
Foto Notícia Geral

As escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação tem em média 33,75% de sua merenda escolar oriunda da agricultura familiar, cumprindo a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

 

No entanto, algumas escolas ultrapassam essa média, alcançando o percentual de até 60% de utilização de produtos provenientes da agricultura familiar. Esse resultado é possível pelo trabalho desenvolvido pela Coordenadoria em conjunto com a Emater e cooperativas e agroindústrias locais e da região. Segundo a técnica de nutrição Camila Krauzer, “a região da 20ª CRE possui agroindústrias e cooperativas que produzem produtos de ótima procedência e qualidade que podem ser ofertados para compor a merenda escolar de nossas escolas”.

 

A 20ª CRE conta uma equipe técnica responsável pela alimentação escolar, formada pelas técnicas de nutrição Ana Paula Nogueira e Camila Krauzer. As nutricionistas realizam o trabalho de visita às escolas, assessoramento dos agentes escolares, supervisão de higiene e segurança alimentar, fiscalização do cumprimento do calendário da merenda escolar e realização de atividades de educação alimentar e nutricional com funcionários, docentes, pais e alunos.

 

Além disso, as técnicas buscam constantemente atualização, participando de eventos de capacitação e formação profissional. Neste mês, por exemplo, as nutricionistas participaram do 3º Seminário Regional de Cooperativismo, ocorrido no dia 12 de novembro, em Ametista do Sul, que trouxe como tema os desafios do PNAE na região dos municípios da AMZOP (Associação dos Municípios das Zonas de Produção).

 

O Seminário debateu sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visou fortalecer o setor primário da Região, através da sensibilização e envolvimento dos profissionais responsáveis por esse processo, de modo a valorizar os produtos provenientes das cooperativas e agroindústrias locais. Para Camila, eventos como esse servem para promover a economia local e, principalmente para mobilizar os gestores escolares sobre a importância de adquirir produtos vindos da agricultura familiar.

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio da oferta da alimentação escolar e das ações de educação alimentar e nutricional. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Estagiária de Jornalismo Bianca Manfrin ASCOM 20º CRE
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Abertura do Natal Sonho e Luz encanta à comunidade

 

Receita abre consulta ao 7º lote de restituição do Imposto de Renda

 

Cesurg realiza vestibular gameficado

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

PRF apreende veículo carregado com cigarro contrabandeado

 

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Vila Nova

 

Presidente da Amzop mantém audiência com o governador

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul