Início Notícia Voltar

33,75% da merenda escolar das escolas da 20ª CRE vêm da agricultura familiar



Data da Publicação da Notícia : 25/11/2019 11:41 por Estagiária de Jornalismo Bianca Manfrin ASCOM 20º CRE

CapaNoticia
Banner Topo

As escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação tem em média 33,75% de sua merenda escolar oriunda da agricultura familiar, cumprindo a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

 

No entanto, algumas escolas ultrapassam essa média, alcançando o percentual de até 60% de utilização de produtos provenientes da agricultura familiar. Esse resultado é possível pelo trabalho desenvolvido pela Coordenadoria em conjunto com a Emater e cooperativas e agroindústrias locais e da região. Segundo a técnica de nutrição Camila Krauzer, “a região da 20ª CRE possui agroindústrias e cooperativas que produzem produtos de ótima procedência e qualidade que podem ser ofertados para compor a merenda escolar de nossas escolas”.

 

A 20ª CRE conta uma equipe técnica responsável pela alimentação escolar, formada pelas técnicas de nutrição Ana Paula Nogueira e Camila Krauzer. As nutricionistas realizam o trabalho de visita às escolas, assessoramento dos agentes escolares, supervisão de higiene e segurança alimentar, fiscalização do cumprimento do calendário da merenda escolar e realização de atividades de educação alimentar e nutricional com funcionários, docentes, pais e alunos.

 

Além disso, as técnicas buscam constantemente atualização, participando de eventos de capacitação e formação profissional. Neste mês, por exemplo, as nutricionistas participaram do 3º Seminário Regional de Cooperativismo, ocorrido no dia 12 de novembro, em Ametista do Sul, que trouxe como tema os desafios do PNAE na região dos municípios da AMZOP (Associação dos Municípios das Zonas de Produção).

 

O Seminário debateu sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visou fortalecer o setor primário da Região, através da sensibilização e envolvimento dos profissionais responsáveis por esse processo, de modo a valorizar os produtos provenientes das cooperativas e agroindústrias locais. Para Camila, eventos como esse servem para promover a economia local e, principalmente para mobilizar os gestores escolares sobre a importância de adquirir produtos vindos da agricultura familiar.

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis por meio da oferta da alimentação escolar e das ações de educação alimentar e nutricional. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no Censo Escolar realizado no ano anterior.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.