NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Acampamento da Criança com Diabete: experiência transformadora

Para Gabriela Faiden que está participando pela primeira vez com...

Data da Publicação da Notícia : 15/11/2019 - 07:20

 
Foto Notícia Geral

O 7º Acampamento da Criança com Diabete iniciou na quarta-feira, 13 de novembro e vai até o domingo, 17 de novembro. O projeto visa o cuidado permanente, interação e aprendizagem entre crianças portadoras de Diabetes Mellitus tipo 1 e é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo e Lions Clube distrito LD-7. Muito mais que cuidado, o acampamento proporciona a convivência e aprendizagem compartilhada com crianças e jovens portadores da diabetes, uma experiência que transforma a forma de ver e conviver com a doença.

            Para Gabriela Faiden que está participando pela primeira vez com os filhos gêmeos, Douglas e Vitor Faiden, de 10 anos, tem sido muito proveitoso. “A gente tem uma grande expectativa, é o primeiro acampamento deles, primeira vez que saímos para acampar, nunca tínhamos dormido em barraca. É tudo novo, cidade nova, então é bem legal, estamos adorando”, relata. Gabriela e os filhos vieram de Porto Alegre, para ela existe toda uma expectativa em chegar até aqui. “Um acampamento, um local desses com todos esses profissionais trabalhando e, ainda, saber que é algo de qualidade, é uma tranquilidade”, pontua.

            Para o Coordenador do Acampamento pelo Hospital São Vicente, Luiz Dalmagro, “o acampamento é bastante importante no sentido do compromisso social que o hospital tem com a comunidade. O hospital não pode ficar somente num trabalho curativo, embora entende-se que é a função principal do hospital, mas tem que trabalhar também na parte de prevenção, de cuidados com a saúde”.

            Luiz evidencia que o trabalho desenvolvido com as crianças é focado para a prevenção. “Sabemos que a diabete não tem cura, mas tendo o conhecimento e certos cuidados, a criança leva uma vida tranquila”, afirma. Nesse aspecto, para Luiz é importante a participação do hospital, pois “quanto melhor a qualidade de vida das pessoas, menos elas vão ficar doentes. A própria missão do hospital é disponibilizar serviço de saúde com a finalidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, acredito que se encaixa perfeitamente com esse trabalho do acampamento”, avalia.

            Raíssa Rodrigues Guterres, de 13 anos, participa há três anos do acampamento. “Quando eu conheci o acampamento foi muito legal, comecei a me tratar melhor na questão das glicemias, antes eu me cuidava, mas não tinha tantas dicas e orientações como as que tive aqui”, conta. Além de receber as informações, Raíssa revela que ter contato com outras crianças com diabete foi muito importante. “Eu conheci bastante gente, então isso foi muito bom para mim porque eu pensava que era a única diabética do mundo, e depois que conheci mais pessoas assim, fiquei bem feliz em saber que eu não sou a única. Gosto muito das atividades, aqui é bem legal e a comida é muito boa”, ressalta.

Foco na alimentação

Luiz afirma que a principal função do hospital dentro do acampamento é a parte de nutrição, pois o foco da criança com diabete é cuidar da alimentação por causa da glicose. “Fazer todas as refeições balanceadas é muito importante, então o hospital participa com uma equipe mais focada na parte da nutrição, com nutricionista, técnica em nutrição, as próprias cozinheiras”, avalia.

Além disso, a interação entre as cozinheiras e as crianças é outro fator que Luiz destaca. “São  inúmeros elogios  e agradecimentos que recebemos pela qualidade da comida”,  conta.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de imprensa - HSVP
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

ANS suspende temporariamente a venda de 39 planos de saúde

 

Grêmio vence o Cruzeiro no último jogo da temporada na Arena

 

Administração auxilia terraplanagem para criadores de suínos

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Corte no orçamento da CAPES afetaria 200 mil bolsistas

 

Escolas do município recebem a equipe do PSE

 

Novo bafômetro da PRF detecta embriaguez de motorista por respiração

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul