Início Notícia Voltar

Aluna de Palmeira das Missões escreve primeiro livro digital pela SEDUC

A pequena Isabelle Bonini Gabbi tem apenas nove anos e já tem um grande...



Data da Publicação da Notícia : 14/11/2019 08:10 por Assessoria de Comunicação 20ª Coordenadoria Regional de Educação

CapaNoticia
Banner Topo

A pequena Isabelle Bonini Gabbi tem apenas nove anos e já tem um grande futuro pela frente. Estudante do quarto ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Três Mártires, em Palmeira das Missões, a menina é apaixonada pelo mundo literário e já tem um livro publicado - o primeiro livro digital do Estado.

 

Da paixão pela leitura, ela descobriu o amor e a vocação para a escrita, o que a inspirou a escrever o livro. Para a criação de sua obra intitulada “Adara, confissões de uma órfã”,  Isabelle coletou dados, leu livros informativos e fez diversas pesquisas.

 

Embora nunca tenha saído do Rio Grande do Sul ou do país, ela teve criatividade para ambientar a história de uma refugiada síria.  Através de sua personagem principal, ela aborda os conflitos no Oriente Médio, a cultura local, a tristeza das guerras, trazendo a tona fatos históricos, questões políticas e questões emocionais como o sofrimento e a superação.

 

Com o apoio da família, de sua escola e da Secretaria de Educação (Seduc), sua história criou corpo, ganhou uma capa, foi impresso e posteriormente digitalizado. O resultado final foi entregue ao governador do Estado, Eduardo Leite, pela própria Isabelle, na tarde desta quarta-feira, 13, em Porto Alegre.

A história de Isabelle chegou ao governador Eduardo Leite através da diretora-executiva da Elefante Letrado, Mônica Timm, que enviou um vídeo para Leite em que a estudante contava sobre sua paixão pela leitura e pela escrita. Encantado, o governador respondeu com um outro vídeo, incentivando Isabelle a prosseguir com a escrita. 

Desse modo, a Seduc, trouxe a escritora ao Palácio Piratini para concretizar a conversa entre os dois. Ela foi recebida pelo governador e na ocasião, entregou uma cópia autografada de seu livro com uma dedicatória especial ao chefe do Executivo.

 

Isabelle é uma das participantes da Elefante Letrado, plataforma digital de incentivo à leitura para alunos do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em parceria com o Estado, que tem como objetivo auxiliar professores e gestores a promover o hábito da leitura nas crianças da rede estadual de ensino. Leitora assídua, a pequena chegou a ler mais de 450 livros na plataforma, entre eles, histórias de Monteiro Lobato e de Machado de Assis.

 

O governador garantiu a expansão da plataforma de leitura digital, ampliando para todas as escolas da rede estadual. Inicialmente serão 120 escolas contempladas com o projeto. "Espero que o exemplo da Isabelle sirva para estimular outras crianças", explicou.

 

Além da visita ao Piratini, a estudante participou do 1º Encontro Técnico Regional do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) - Etapa Sul. Sua participação foi de extrema relevância, uma vez que, o público alvo desse encontro foram articuladores que trabalham diretamente com a questão do incentivo à leitura por meio do livro didático no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.