NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

7º Acampamento da Criança com Diabetes acontece neste final de semana

Em torno de 60 crianças vivem a expectativa de um feriado cheio de diversão...

Data da Publicação da Notícia : 13/11/2019 - 08:07

 
Foto Notícia Geral
Foto: Assessoria de Imprensa UPF/ Caroline Simor

Em torno de 60 crianças vivem a expectativa de um feriado cheio de diversão e aprendizado. Isto porque, inicia nesta quarta-feira, 13 de novembro, a 7ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes, projeto de cuidado permanente, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), e Lions Clube distrito LD-7. O objetivo do Acampamento é promover o cuidado permanente, a convivência e a aprendizagem compartilhada entre crianças e jovens portadores de Diabetes Mellitus tipo 1.

O projeto é coordenado pela professora Dra. Mônica Krahl, do curso de Enfermagem da UPF, e acontece na sede da Associação dos Funcionários da UPF.  Conforme Mônica, no início da semana os últimos preparativos foram organizados. Além das 60 crianças entre 4 e 17 anos, o Acampamento recebe os pais ou responsáveis e também em torno de 100 voluntários alunos da UPF e das outras instituições parceiras, que vão estar trabalhando e acompanhando as crianças. “Em torno de 90 barracas já foram montadas. Também, os materiais já estão organizados, como as identificações dos locais, das ruas e a equipe de voluntários já está toda treinada”, comenta a coordenadora.  

Este ano, segundo Mônica, há um número levemente maior de crianças em relação as outras edições. Os participantes são de diversas cidades do Rio Grande do Sul e também outros estados. “Antigamente nós tínhamos crianças apenas da região de Passo Fundo. Agora, além de crianças de várias partes do estado, temos crianças de Santa Catarina, principalmente da região mais próxima que é o noroeste de SC, mas também têm crianças do litoral de SC que estão participando”.

A programação e atividades do Acampamento são bastante dinâmicas. São oficinas teóricas e práticas para crianças e pais, atividades lúdicas, brincadeiras e tudo pensado de acordo com a diferença de idade das crianças. Mônica evidencia que nesta edição, o Acampamento terá um dia a mais. “Nós estávamos fazendo três dias de Acampamento, fomos para quatro e este anos estamos com cinco dias, sendo que o primeiro, quarta-feira, as crianças vêm para fazer o exame de fundo de olho, no Hospital de Olhos, que é nosso parceiro”, explica Mônica, enaltecendo que, “a preocupação com as crianças do Acampamento é que a diabetes é uma das principais causas de cegueira na idade adulta, como a complicação pela retinopatia, então, as crianças do projeto tem a oportunidade de realizar o exame gratuitamente no Hospital de Olhos”.

Novidades e diferencias da 7ª edição

Ainda, neste ano, a abertura, do evento será na quinta-feira à noite, 14 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Diabetes. “Não é uma coincidência esse dia, é proposital fazer a abertura porque, quase todos os anos estamos acampados nesta data. A cerimônia de abertura será no Centro de Eventos da UPF, às 19:30h. A novidade da abertura é que teremos a palestra do Flávio Aguiar, profissional de Educação Física, corredor maratonista e diabético tipo 1”, comenta Mônica, relatando ainda que Flávio vai trazer sua experiência de como adaptou todo o treino e vida profissional para trabalhar com exercício físico para pessoas com diabetes. “Ele vai realizar essa conferência de abertura e trabalhos com os pais e as crianças no dia 15 de novembro”.

Na sexta-feira, 15, as crianças e adolescentes terão outra experiência nova. Eles vão se deslocar até a Associação de Funcionários do Hospital São Vicente, onde terão a oportunidade de fazer atividades físicas na água com um professor direcionando, e os pais terão acesso a essa atividade. “No sábado também temos programada uma festa à fantasia para as crianças à noite. Domingo pela manhã temos atividades, avaliação, rodas de conversa e todo Acampamento finaliza com o almoço”.

Participação da comunidade

A 7ª edição do Acampamento da Criança com Diabetes abre as portas, pela primeira vez à comunidade em geral que poderá participar da Conferência de Abertura. Estudantes, professores, diabéticos que estão na comunidade e não estão no acampamento, curiosos sobre o assunto, profissionais da saúde, podem se inscrever pelo site da UPF. “São 20 reais para a comunidade em geral e 10 para estudantes com carteirinha”, explica Mônica.

 Alimentação nutritiva e saborosa 

A equipe de Nutrição do Hospital São Vicente, liderada pelas nutricionistas, Marina Moro Canali e Cândice Cavilhas Machado, são responsáveis por pensar, preparar e organizar a alimentação durante a edição do Acampamento. Ao todo, 12 profissionais vão estar envolvidos durante os cinco dias de programação. Conforme Marina e Cândice, o cardápio foi pensado com muito carinho para que crianças e famílias tenham uma alimentação saudável e saborosa. “Vamos elaborar refeições de qualidade e seguras, trazendo um cardápio que pode ser consumido por todos, já que, a alimentação saudável é fundamental para o controle do diabetes, mas também deve ser praticada por todos”, salientam as profissionais, enaltecendo ainda que, alguns pratos foram adequados para as restrições alimentares de alguns participantes.

Os temperos e preparações são caseiros e mais naturais possíveis. As profissionais salientam ainda que, o cardápio é pensado para que depois as famílias também possam fazer em casa. “Serão um média de 900 refeições por dia e o cardápio foi pensado e organizado com antecedência para que alimentação também seja uma experiência prazerosa nesses cinco dias de Acampamento”.  

Entrevista

P: O que é a Diabetes tipo 1?

Dr. Hugo Lisboa, endocrinologista do Corpo Clínico do Hospital São Vicente de Paulo: Diabetes Mellitus é uma doença metabólica crônica cuja a característica principal é o aumento da glicose na circulação devido a uma falha total ou parcial da secreção de insulina pelo pâncreas. A diabetes do tipo 1 ou insulino dependente, acontece quando há um ataque imunológico contra a célula beta, cujas razões não são conhecidas. É responsável por cerca de 10% dos casos. Para o seu tratamento é necessário o uso de insulina continuamente pois, o paciente não produz esse hormônio. Neste tipo de diabete não há numa prevenção conhecida no momento.

P: Quais as complicações do diabetes?

Dr. Hugo: As principais complicações do diabetes ocorrem no sistema circulatório. Essas podem ser exteriorizar no fundo de olho (retina), rins e nervos. Podem levar a cegueira, insuficiência renal e amputações dos membros inferiores. Os pacientes diabéticos têm um risco aumentado para desenvolver complicações macro vasculares, entre elas o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, que são as principais causas de morte dos pacientes com diabetes

P: O que são hipoglicemia e a hiperglicemia? Como evitá-las?Dr. Hugo: Com o uso de insulina ou algumas medicações via oral, como as sulfoniluréias e as glinidas, podem baixar inadvertidamente a glicose sangue. O paciente deve ser educado com relação a esta possibilidade. Deve ser instruído a não ficar muito tempo sem comer e quando, fizer exercícios intensos, monitorizar a glicose no sangue capilar. Há vários tipos de aparelhos chamados glicosímetros, de fácil uso, que podem indicar o nível da glicose naquele momento e sua correção, a partir de ingestão de comidas


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de imprensa - HSVP
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Palmeira das Missões: CAIXA e Governo Federal entregam 41 casas do programa Minha Casa Minha Vida

 

Mega-Sena acumula e próximo sorteio terá prêmio de R$ 31 milhões

 

Caixa começa a pagar PIS de trabalhadores nascidos em dezembro

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Homem é encontrado morto dentro de carro emplacado em Sarandi

 

Adolescente é apreendido em flagrante com drogas em Erechim

 

Grêmio encerra treinos para enfrentar o Avaí e pode ter Cortez e Maicon

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul