Início Notícia Voltar

Alimentos saudáveis e nutritivos para o seu dia a dia

Desenvolver o hábito diário da alimentação saudável é essencial para ter uma vida sem complicações. Alguns alimentos, apesar de deliciosos, simplesmente não se adaptam bem à digestão no corpo humano e podem causar complicações como a desnutrição.



Data da Publicação da Notícia : 08/11/2019 14:59 por

CapaNoticia
Banner Topo

A desnutrição é um problema sério que tem crescido nacionalmente. Os últimos dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, 17 pessoas morrem diariamente devido à doença. Por isso, uma alimentação saudável é tão importante no combate à desnutrição e a escolha dos alimentos que consumimos precisa ser cautelosa.

Para compreender melhor a situação do país em termos de desnutrição, o Ministério da Saúde lançou no começo de 2019 uma nova pesquisa, desta vez focada na alimentação infantil. O órgão pretende visitar, ao todo, 15 mil domicílios em 123 municípios de todo o país para saber como está a situação de saúde e nutrição das crianças de até 5 anos de idade.

Esta pesquisa visa apontar dados tanto sobre desnutrição, quanto sobre obesidade infantil, outro problema que têm crescido ultimamente. Ambos podem causar distúrbios gastrointestinais ou mesmo hormonais, como a diabetes — em crianças e adultos.

Alimentos saudáveis e nutritivos

Para ter uma alimentação saudável, o planejamento é importante. Isso porque a alimentação tem uma influência direta na saúde: aumenta a imunidade, diminui as chances de ficar doente e ajuda na recuperação de doenças mais rapidamente.

Se for possível, a compra de alimentos orgânicos produzidos por agricultores locais é preferencial. Desta forma, é possível saber melhor a procedência do que consumimos e evitar os agrotóxicos e outras substâncias nocivas ao organismo.

Os grupos de alimentos que devem ter preferência no cardápio são:

  • Cereais, raízes e tubérculos — São ricos em carboidratos complexos, que fornecem energia para realizar as atividades do dia a dia e atividades físicas. Por isso, devem ser consumidos em maior quantidade todos os dias.
  • Frutas, verduras e legumes — São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
  • Leguminosas — Ricas em proteínas vegetais, ferro e fibras. Mas não devem ser consumidas na mesma quantidade que os grupos anteriores.
  • Alimentos de origem animal — Também precisam ser ingeridos em menor quantidade. São alimentos ricos em cálcio e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, crescimento e formação de pele, unhas, cabelo, dentes e ossos, mas costumam ter uma concentração de gordura que não é saudável em maiores quantidades.

Lembre-se sempre de variar o menu. Alimentos diferentes possuem diversos tipos de nutrientes, todos necessários para o pleno funcionamento do organismo.

Cientistas analisaram mais de mil alimentos, atribuindo a cada um deles uma pontuação nutricional e apontaram os 100 alimentos mais nutritivos. As amêndoas, sementes de chia e abóbora, gordura de porco, beterraba vermelha, agrião, ervilha, tangerina e peixes como linguado e solha, estão entre os mais nutritivos. Mas é preciso também tomar cuidado com a carga de gordura presente em cada um deles para montar cada refeição.

Quais são os alimentos que precisam ser evitados

O crescimento das cidades causou um distanciamento entre a produção alimentar e o consumidor final. Esse distanciamento permite, por um lado, a possibilidade de focar em áreas diferentes de trabalho mas, por outro, causa a insegurança alimentar.

Muitos dos alimentos disponíveis nas redes de supermercados são produzidos com uma carga elevada de hormônios e sódio, por exemplo. Esses elementos são extremamente prejudiciais ao corpo humano e, por isso, não devem ser consumidos frequentemente. É o caso das gorduras, frituras, processados e carnes gordurosas. Eles levam mais tempo na digestão e aumentam a chance de refluxo, azia e queimação.

Café, chocolates e chás também precisam ser consumidos com moderação, porque causam irritação na mucosa estomacal e estimulam o sistema digestivo (ao contrário do grupo anterior). As bebidas alcoólicas e gaseificadas são consideravelmente prejudiciais, pois além de irritar, causam pressão e dilatação do volume estomacal. Alimentos picantes e cítricos podem aumentar a acidez no sistema digestivo, trazendo desconforto.

Como criar o hábito da alimentação saudável

Alimentar-se corretamente, hoje em dia, não é uma tarefa fácil. Por isso é tão importante criar um hábito saudável e se manter fiel, para não cair em tentação.

Algumas dicas são importantes neste quesito. A primeira é nunca pular refeições e fazer pequenos lanches entre elas. O ideal é comer 6 porções pequenas e equilibradas ao longo do dia. Desta forma, é possível evitar a fome abrupta e refeições exageradas, que podem sobrecarregar o sistema digestivo.

Mantenha sempre uma boa hidratação. Tomar água é essencial para o funcionamento das células para a absorção dos nutrientes e para a limpeza do organismo.

Procure sempre alimentos que agradem o seu paladar, dentro da sua dieta permitida, e faça substituições para não enjoar. Aprecie lentamente a refeição, quanto mais tempo você mastigar, melhor será o processo de digestão e maior será o seu prazer.


Conteúdo por agência emarket


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.