NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

Alimentos saudáveis e nutritivos para o seu dia a dia

Desenvolver o hábito diário da alimentação saudável é essencial para ter uma vida sem complicações. Alguns alimentos, apesar de deliciosos, simplesmente não se adaptam bem à digestão no corpo humano e podem causar complicações como a desnutrição.

Data da Publicação da Notícia : 08/11/2019 - 14:59

 
Foto Notícia Geral

A desnutrição é um problema sério que tem crescido nacionalmente. Os últimos dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, 17 pessoas morrem diariamente devido à doença. Por isso, uma alimentação saudável é tão importante no combate à desnutrição e a escolha dos alimentos que consumimos precisa ser cautelosa.

Para compreender melhor a situação do país em termos de desnutrição, o Ministério da Saúde lançou no começo de 2019 uma nova pesquisa, desta vez focada na alimentação infantil. O órgão pretende visitar, ao todo, 15 mil domicílios em 123 municípios de todo o país para saber como está a situação de saúde e nutrição das crianças de até 5 anos de idade.

Esta pesquisa visa apontar dados tanto sobre desnutrição, quanto sobre obesidade infantil, outro problema que têm crescido ultimamente. Ambos podem causar distúrbios gastrointestinais ou mesmo hormonais, como a diabetes — em crianças e adultos.

Alimentos saudáveis e nutritivos

Para ter uma alimentação saudável, o planejamento é importante. Isso porque a alimentação tem uma influência direta na saúde: aumenta a imunidade, diminui as chances de ficar doente e ajuda na recuperação de doenças mais rapidamente.

Se for possível, a compra de alimentos orgânicos produzidos por agricultores locais é preferencial. Desta forma, é possível saber melhor a procedência do que consumimos e evitar os agrotóxicos e outras substâncias nocivas ao organismo.

Os grupos de alimentos que devem ter preferência no cardápio são:

  • Cereais, raízes e tubérculos — São ricos em carboidratos complexos, que fornecem energia para realizar as atividades do dia a dia e atividades físicas. Por isso, devem ser consumidos em maior quantidade todos os dias.
  • Frutas, verduras e legumes — São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
  • Leguminosas — Ricas em proteínas vegetais, ferro e fibras. Mas não devem ser consumidas na mesma quantidade que os grupos anteriores.
  • Alimentos de origem animal — Também precisam ser ingeridos em menor quantidade. São alimentos ricos em cálcio e proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, crescimento e formação de pele, unhas, cabelo, dentes e ossos, mas costumam ter uma concentração de gordura que não é saudável em maiores quantidades.

Lembre-se sempre de variar o menu. Alimentos diferentes possuem diversos tipos de nutrientes, todos necessários para o pleno funcionamento do organismo.

Cientistas analisaram mais de mil alimentos, atribuindo a cada um deles uma pontuação nutricional e apontaram os 100 alimentos mais nutritivos. As amêndoas, sementes de chia e abóbora, gordura de porco, beterraba vermelha, agrião, ervilha, tangerina e peixes como linguado e solha, estão entre os mais nutritivos. Mas é preciso também tomar cuidado com a carga de gordura presente em cada um deles para montar cada refeição.

Quais são os alimentos que precisam ser evitados

O crescimento das cidades causou um distanciamento entre a produção alimentar e o consumidor final. Esse distanciamento permite, por um lado, a possibilidade de focar em áreas diferentes de trabalho mas, por outro, causa a insegurança alimentar.

Muitos dos alimentos disponíveis nas redes de supermercados são produzidos com uma carga elevada de hormônios e sódio, por exemplo. Esses elementos são extremamente prejudiciais ao corpo humano e, por isso, não devem ser consumidos frequentemente. É o caso das gorduras, frituras, processados e carnes gordurosas. Eles levam mais tempo na digestão e aumentam a chance de refluxo, azia e queimação.

Café, chocolates e chás também precisam ser consumidos com moderação, porque causam irritação na mucosa estomacal e estimulam o sistema digestivo (ao contrário do grupo anterior). As bebidas alcoólicas e gaseificadas são consideravelmente prejudiciais, pois além de irritar, causam pressão e dilatação do volume estomacal. Alimentos picantes e cítricos podem aumentar a acidez no sistema digestivo, trazendo desconforto.

Como criar o hábito da alimentação saudável

Alimentar-se corretamente, hoje em dia, não é uma tarefa fácil. Por isso é tão importante criar um hábito saudável e se manter fiel, para não cair em tentação.

Algumas dicas são importantes neste quesito. A primeira é nunca pular refeições e fazer pequenos lanches entre elas. O ideal é comer 6 porções pequenas e equilibradas ao longo do dia. Desta forma, é possível evitar a fome abrupta e refeições exageradas, que podem sobrecarregar o sistema digestivo.

Mantenha sempre uma boa hidratação. Tomar água é essencial para o funcionamento das células para a absorção dos nutrientes e para a limpeza do organismo.

Procure sempre alimentos que agradem o seu paladar, dentro da sua dieta permitida, e faça substituições para não enjoar. Aprecie lentamente a refeição, quanto mais tempo você mastigar, melhor será o processo de digestão e maior será o seu prazer.


Conteúdo por agência emarket


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS: Alimentação saudável, proteína, vegetais
CATEGORIA: Variedades
Fonte:
Colunista:Diego A. Mattana
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Sarandi - Lar do Idoso e APAE recebem recursos municipais

 

Celebrando o Carijo - Live especial dos 35 anos

 

“Em Nossa Casa Comum” com o Tiago Arcego,

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Conceito Presentes traz camisetas exclusivas da marca Chico Rei

 

Slender Man está na programação do Cine Globo Palmeira

 

Receita de Natal - Cheesecake de frutas vermelhas

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul