Início Notícia Voltar

Ação alusiva ao Outubro Rosa reúne pacientes e colaboradoras da Unimed Noroeste/RS

Durante a ação as mulheres vivenciaram um verdadeiro dia de beleza...



Data da Publicação da Notícia : 18/10/2019 07:18 por Unimed Noroeste RS

CapaNoticia
Banner Topo

“Me senti diva né, imagina, pois na correria do dia a dia tu não consegue, e hoje eu fiz maquiagem, cabelo, massagem. A gente vem aqui pra se sentir bem, acolhida, é um momento imperdível onde você se sente amada”, externa a paciente Angela Raquel Herrmann, sobre a atividade promovida pelo Serviço de Oncologia do Hospital Unimed em alusão ao Outubro Rosa. O evento ocorreu na quarta-feira, 16, no auditório do Hospital e contou com oficinas de beleza, especialmente para pacientes, e de prevenção para as colaboradoras.

Durante a ação as mulheres vivenciaram um verdadeiro dia de beleza e descontração. Elas puderam fazer maquiagem, arrumar o cabelo e também pintar as unhas, momento que teve a contribuição de voluntárias. Cadeira de massagem, degustação de sucos naturais, dicas de nutrição e música também fizeram parte da programação. Seios de borracha, cedidos pela Unijuí, foram expostos para mostrar as diferentes fases do câncer, visando incentivar o autoexame e contribuir para a identificação de sinais de risco.

A intenção foi elevar a autoestima e confraternizar. Para a enfermeira coordenadora do Serviço de Oncologia, Rosane Zawatski, o sorriso no rosto das mulheres é gratificante. “Foi um momento para realçar a beleza delas, arrumando o cabelo, fazendo uma maquiagem. Além disso, é uma oportunidade de troca, a força que uma passa pra outra e o apoio da equipe é fundamental, a gente fica feliz em vê-las bem”, destaca.

Outubro Rosa - O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Anualmente o mês é dedicado a compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. “O Outubro Rosa é o momento para chamar atenção, mas os cuidados devem ser durante o ano todo”, reforça Rosane Zawatski. O câncer de mama tem cura. Conforme a enfermeira, quanto mais pessoas tiveram informações sobre a importância do autocuidado, maiores serão as chances de detectar um câncer precocemente.

A paciente Angela Raquel, que participou da ação, está em tratamento para câncer de mama no Hospital Unimed desde novembro de 2007. “Eu sou eternamente grata aos profissionais”, pontua ao contar que atualmente o seu tratamento é apenas de manutenção. Sobre os cuidados, Angela aponta como importante o autoexame. “Foi assim que eu detectei o meu (câncer) na mama e fui procurar ajuda. O medo existe, acho que pra todo mundo, mas o quanto antes a gente encarar maiores são as chances de cura e de um tratamento mais leve”.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.