Início Notícia Voltar

HSVP é um dos 10 hospitais do país aptos a fazer Embolização Prostática

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é um dos 10 hospitais



Data da Publicação da Notícia : 12/10/2019 08:50 por Assessoria de imprensa - HSVP

CapaNoticia
Banner Topo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é um dos 10 hospitais creditados no país, pelo Conselho Federal de Medicina, para a realização do procedimento de Embolização Prostática, usado para o tratamento de hiperplasia prostática, crescimento natural da próstata (sem relação com o câncer de próstata) que dificulta e pode até impedir a passagem da urina pela uretra.

O procedimento funciona através da redução ou interrupção do fluxo sanguíneo para os vasos que fornecem sangue para a parte central do tecido prostático, assim, reduz o volume da próstata e alivia os sintomas. O radiologista intervencionista e o urologista, profissionais capacitados para realizar o procedimento, inserem um cateter num vaso sanguíneo na virilha e orientaram o cateter sob imagem para cada artéria prostática, depois microesferas são injetadas nas artérias prostáticas, fazendo com que o fluxo sanguíneo para o tecido central da próstata possa diminuir ou parar.

No Hospital São Vicente a técnica pioneira é desenvolvida pelos profissionais Dr. Guilherme Araújo radiologista intervencionista responsável pelo procedimento e creditado para a realização do mesmo e Dr.  Douglas Pedroso urologista responsável técnico pelo procedimento. A Embolização Prostática é minimamente invasiva e a recuperação do paciente é rápida. A indicação é feita pelo Urologista, sendo os profissionais podem indicar os pacientes para realizar o procedimento no serviço do HSVP.  Com o passar dos anos, praticamente todos os homens terão hiperplasia, mas ainda não se sabe por que alguns desenvolvem mais e outros menos dos seguintes sintomas:

   Dificuldades para urinar.

    Diminuição da força do jato urinário.

    Gotejamento no final da micção.

    Micção em dois tempos.

    Desejo de urinar durante a noite.

    Necessidade de urinar várias vezes durante o dia.

Esses sintomas se iniciam, geralmente, a partir dos 50 anos de idade e se tornam mais intensos depois dos 60 anos. Para mais informações o fone é 054 996303700.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.