Início Notícia Voltar

Unimed Noroeste/RS qualifica profissionais para atendimento de parada cardiorrespiratória

A Unimed Noroeste/RS promoveu, nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório do Hospital Unimed, o curso de ACLS...



Data da Publicação da Notícia : 11/10/2019 08:36 por Unimed Noroeste RS

CapaNoticia
Banner Topo

A Unimed Noroeste/RS promoveu, nos dias 4 e 5 de outubro, no auditório do Hospital Unimed, o curso de ACLS – Advanced Cardiac Life Support (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia). Direcionado para médicos plantonistas do Pronto Atendimento e profissionais de Enfermagem, o curso foi ministrado pelo médico clínico e mestre em cardiologia Samir Schneid, do Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas (CTSEM). O curso teve como objetivo capacitar os profissionais para coordenação do atendimento de uma parada cardiorrespiratória em vítima adulta e instruir sobre o manejo adequado das principais emergências que antecedem, eventualmente, a parada cardíaca, bem como o manejo adequado da situação de pós-parada cardíaca.

O treinamento foi dividido em aulas expositivas e atividades práticas com a simulação de situações reais, onde foram treinadas principalmente as técnicas de compressão torácica e de aplicação do choque de desfibrilação. Através da dinâmica foi possível trabalhar as competências dos profissionais, tanto como líder quanto como membro de uma equipe de atendimento de emergência. “O curso enfatiza muito a dinâmica de equipe. Tudo nesse cenário depende de tempo e, por isso, a equipe precisa elencar prioridades e trabalhar muito bem sincronizada”, destaca Samir.

Os participantes foram avaliados através de provas práticas e teórica. “A pessoa habilitada no ACLS recebe uma certificação emitida pela American Heart Association (AHA), o que a torna apta para atender uma parada cardiorrespiratória dentro dos padrões propostos pela associação”, explica Samir. Todos os profissionais da Unimed Noroeste/RS que participaram do treinamento receberam a certificação, que é reconhecida internacionalmente.

Para o gerente Assistencial e de Apoio do Hospital Unimed, Günter Melchiors, este curso representa uma atualização importante para preparar a equipe multidisciplinar, especialmente os profissionais que atendem situações de emergência, para que estejam preparados para enfrentar a realidade do cotidiano. “Devemos considerar o quanto a simulação pode auxiliar na capacitação em termos de segurança do paciente e adoção de medidas para o enfretamento de situações reais. Por isso, o Hospital Unimed volta suas atenções para reforçar uma assistência emergencial cada vez mais segura, pois quanto mais as pessoas estiveram preparadas para as situações do cotidiano, melhor será o atendimento dos pacientes”, enfatiza. O curso teve apoio da Federação Unimed/RS e Sescoop/RS.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.