Início Notícia Voltar

Palmeira das Missões:Seminário de prevenção ao suicídio é realizado no município



Data da Publicação da Notícia : 03/10/2019 08:28 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

O Cerest Macronorte está realizando ao longo desta quarta-feira (2), o Seminário: “Prevenção ao Suicídio: Compromisso com a Vida”, no plenário da Câmara de Vereadores, com o objetivo de trazer essa pauta mais perto da população destacando a importância de abordar o tema de forma intersetorial, envolvendo as famílias, instituições de ensino, órgãos de saúde, a sociedade e cada um, dentro de seus setores, para que tenham a capacidade de identificar sintomas, orientar e atuar na prevenção.

  Desta forma, pela parte da manhã a psicóloga da Secretaria de Saúde de Sarandi, Consuelo Pasqualotto ministrou a palestra de abertura do seminário, com o tema “Suicídio e a Perspectiva Sistêmica”, em seguida a psicóloga Dayani Croda falou sobre os “Movimentos da Morte”.

  As profissionais apresentaram ao público presente, além de dados e estudos, as principais formas de prevenção e intervenção sendo realizadas pelas famílias, profissionais, órgãos e iniciativas públicas, demonstrando o papel de cada setor no combate dessa questão de saúde pública.

  Durante a tarde a programação tem continuidade com a explanação do psiquiatra Luiz Henrique Cezar Westphalen, sobre sintomas e manejo do paciente com tentativa de suicídio, logo após a psicóloga do CEREST Macronorte, Cláudia Beux Roduyt encerra as atividades abordando os temas: suicídio, processos de trabalho e nexo causal e notificação na ficha SINAN da tentativa de suicídio.

  O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, UFSM – Campus Palmeira das Missões, 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, 19ª Coordenadoria Regional de Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS.

  E compuseram a mesa inicial de autoridades, o presidente do Legislativo Fernando Vilande, o diretor da UFSM/PM Rafael Lazzari, o engenheiro de Segurança do Trabalho representando a 15ª CRS, Renan Fagundes, o representante da 19ª CRS Guilherme Verdum e o psiquiatra Luiz Henrique Cezar Westphalen.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.