Início Notícia Voltar

Barra funda: Higiene Bucal é tema de atividade da Turma do Pré II B da EMEI Raio de Sol

Para tanto, foi explorada a história â??Dentinhoâ?? e a música â??Aprendendo a escovar os dentesâ??. Em seguida, os alunos puderam...



Data da Publicação da Notícia : 13/09/2019 10:13 por Assessoria de imprensa - Barra Funda

CapaNoticia
Banner Topo

A turma do Pré II B da Escola de Educação Infantil Raio de Sol, trabalhou no mês de julho com a temática da higiene bucal. O objetivo era fazer com que as crianças percebessem a importância de escovar bem os dentes, principalmente depois das refeições e antes do dormir, assim como de lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições.

Para tanto, foi explorada a história “Dentinho” e a música “Aprendendo a escovar os dentes”. Em seguida, os alunos puderam observar e manusear um aparelho didático sobre higiene bucal. Com ele, ficou mais fácil compreender quais movimentos da escova se fazem necessários durante a escovação.

Com o auxílio das famílias, foi confeccionado um painel abordando os alimentos que se encaixariam como “amigos dos dentes” e outro com os “inimigos dos dentes”. Durante esta elaboração, as crianças levantaram hipóteses de quais seriam os alimentos certos para cada painel, debateram, e com o auxílio da professora, chegaram a um consenso.

O resultado agradou o grupo que cuida constantemente as figuras lá coladas e faz considerações sobre como está indo sua alimentação dentro e fora da escola. Aproveitando a temática, a turma coloriu um desenho utilizando escova e creme dental colorido ao invés do habitual lápis de cor, o que gerou expectativa sobre como ficaria o resultado e prazer em manusear o “material de pintura”.

O ponto alto do trabalho foi a coleta e o cultivo de bactérias pelas crianças. Quando foram informados de que esta atividade aconteceria, as crianças entraram em conflito sobre como seria possível realizá-la. A curiosidade e a expectativa estavam estampadas em cada rostinho.

As crianças auxiliaram a professora durante todo o processo, desde o preparo do meio de cultura que seria depositado nas placas de Petri, passando pela coleta das bactérias, realizada com cotonetes na boca, mãos, pés e chão (lugares estes que elas julgaram haver bactérias), pelo acompanhamento do crescimento das bactérias em cada placa e culminando na análise das bactérias com o auxílio do microscópio.

Com a atividade, as crianças concluíram que é muito importante termos uma boa higiene, não só bucal, pois constataram a presença de bactérias também no chão, nas mãos e nos pés. Nos dias subsequentes, foi comum ouvir comentários entre as crianças sobre a atividade na hora da escovação e do lanche e o cuidado e a dedicação aumentaram nesses momentos.

Algumas atividades matemáticas e outras voltadas para o som das letras também foram desenvolvidas dentro desta temática.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.