Início Notícia Voltar

Meningite: Nota de esclarecimento da Coordenadoria de Saúde

Em atenção à imprensa e à sociedade, a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Unidade Descentralizada da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, vem por meio deste emitir informe sanitário1 sobre a Meningite.



Data da Publicação da Notícia : 10/09/2019 10:36 por

CapaNoticia
Banner Topo

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias. Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clínico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.

Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade. Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos.

Outrossim, considerando óbito ocorrido na data de 03/09/2019, de paciente residente no município de Palmeira das Missões, informa que obteve acesso, na data de hoje, aos laudos de exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da UNIMED Noroeste/RS, sendo que ambos descartam a hipótese de meningite bacteriana.

A Coordenação e equipe técnica desta Coordenadoria reforçam seu compromisso com a saúde pública regional e informam que todas as medidas de sua alçada para fins de investigar o óbito e preservar a saúde da população estão sendo adotadas, observando-se evidências científicas, protocolos clínicos e a conduta ética necessária para a condução de qualquer situação que envolva a saúde pública.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.