Início Notícia Voltar

Vacina contra febre amarela

Todas as pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos devem ser vacinadas, exceto gestantes...



Data da Publicação da Notícia : 04/09/2019 07:58 por Assessoria de imprensa - Barra Funda

CapaNoticia
Banner Topo

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, informa a população barrafundense que Posto de Saúde possui vacinas da febre amarela disponíveis gratuitamente para a população.

Todas as pessoas com idade entre 9 meses a 59 anos devem ser vacinadas, exceto gestantes, pessoas acima de 60 anos que só podem se vacinar com recomendação médica. Doadores de sangue devem suspender a doação por até 4 semanas. Quem estiver com doenças agudas e febre de moderada a grave, também deve aguardar.  

Saiba mais sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.  

A doença não é passada de pessoa a pessoa.  A pessoa apresenta os sintomas iniciais de três a seis dias após ter sido infectada. Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

O Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida desde 2017, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.

A vacina é a melhor forma de prevenir a doença.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.