NORTE RS - -
   Cadastrar          Login
  Icone Facebook Norte RS Icone Instagram Norte RS Icone Contato Norte RS
Logo Norte RS
 

Publicidade Norte RS

HSVP alerta para consumo de alimentos industrializados

Para garantir uma alimentação saudável, não basta apenas conhecer os nutrientes dos alimentos. É necessário saber a melhor...

Data da Publicação da Notícia : 02/09/2019 - 10:22

 
Foto Notícia Geral
Fotos: Acadêmicos do curso de Nutrição da UPF e HSVP realizaram atividade de orientação alimentar (Fotos Assessoria de Comunicação HSVP/Patrícia Carvalho- Caroline Silvestro)

Para garantir uma alimentação saudável, não basta apenas conhecer os nutrientes dos alimentos. É necessário saber a melhor maneira de escolher, preparar e conservar o que vai ser consumido. Como forma de marcar o dia do Nutricionista, comemorado neste sábado, 31, a equipe de nutrição do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, explica a diferença de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, além dos benefícios e malefícios de cada um. No HSVP, uma equipe de nutricionistas é responsável por avaliar e acompanhar todos os pacientes que ficam internados na instituição, a fim de garantir uma alimentação mais saudável durante o processo de recuperação.

Se você possui o hábito de consumir alimentos industrializados, é melhor ficar atento e moderar na porção. Conforme explica a nutricionista do HSVP, Fernanda de Bona Coradi, estes alimentos apresentam em sua composição grandes quantidades de aditivos alimentares, como conservantes, potencializadores de sabor e corantes. Também contém quantidades maiores de macronutrientes como carboidratos e gorduras, sendo, na grande maioria, em formulações sintéticas e pouco nutritivas, como açúcares, adoçantes e gorduras saturadas e trans. "Alimentos processados e ultraprocessados estão associados há diversas complicações de saúde, como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, doença renal, doença cardíaca, câncer, doenças gástricas e intestinais, dentre outras", pontua a nutricionista.

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados  pode ocasionar  ainda o desenvolvimento de alergias e intolerâncias alimentares e prejuízo do funcionamento dos rins. O uso elevado de ingredientes como sal e o óleo nas preparações, e até mesmo a adição nas refeições prontas, também é prejudicial à saúde. Além disso, a nutricionista explica que a desnutrição, assim como a anemia por baixa ingestão de nutrientes como vitaminas e minerais é uma das doenças mais frequentes para quem consome alimentos ultraprocessados, como é o caso de crianças e adolescentes. "Muitas vezes, a criança tem uma boa ingestão de ferro em determinada refeição e logo após consome um alimento ultraprocessado que prejudica a absorção do nutriente".

Dieta Hospitalar

Em contrapartida, e pensando na qualidade de vida e nos benefícios que os alimentos naturais conferem, estes são os preferíveis em todas as dietas hospitalares. No HSVP, todas as refeições oferecidas aos pacientes e funcionários são produzidas pela equipe de Nutrição, desde o desjejum até a ceia. "Em nosso hospital produzimos todas as refeições principais, em sua maioria com alimentos in natura ou minimamente processados", ressalta a nutricionista Marina Canali, da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), do HSVP. Em 2018, a média mensal de refeições servidas na instituição foi de 3.100.

Todos os pacientes hospitalizados são triados em até 24 horas pela equipe de nutrição. De acordo com a nutricionista, Fernanda, durante a triagem o paciente é questionado quanto as patologias associadas a alimentação, estado nutricional e preferências alimentes. "A dieta prescrita corresponde a necessidade nutricional e clínica do paciente, como em casos de intolerâncias ou alergias alimentares ou em patologias como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, hepatopatias ou, ainda, conforme tratamento instituído como em casos de cirurgias, hemodiálise ou tratamento oncológico, por exemplo". A partir disso, e da dieta prescrita, são feitas as adequações nutricionais para melhor aceitação e recuperação do paciente, visando a alta hospitalar breve da melhor forma possível.

Educação Nutricional

Com o objetivo de promover a educação nutricional entre os funcionários do HSVP e da comunidade em geral, foi realizada durante a sexta-feira, 30, uma ação de orientação. Com o auxílio dos acadêmicos de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF), a equipe explicou os benefícios dos alimentos in natura e dos malefícios do consumo de alimentos processados e ultraprocessados. A Unidade Uruguai também participou da ação. Na ocasião, foi possível analisar a quantidade de açúcar presente nos alimentos, como em refrigerantes e doces.

Quer manter uma alimentação saudável?

Preferir alimentos com a menor lista de ingredientes e com nomes conhecidos e próximo aos naturais, podem auxiliar no processo para se ter refeições mais saudáveis. Alimentos perecíveis, como frutas, verduras, cereais e laticínios podem ser adquiridos em feiras agroecológicas e padarias. "A alimentação deve ter como base alimentos naturais ou minimamente processados", explica Fernanda. A dica é evitar os alimentos com lista de ingredientes e validade extensa. "Lembre-se de que os alimentos naturais tem prazo de validade curto e são mais saudáveis".

A nutricionista reforça ainda a importância de planejar as refeições. "Isso evita o consumo de alimentos rápidos e práticos, fast-foods, que, nutricionalmente, são pobres e não nutritivos. Organizar os lanches para o trabalho ou escola é um passo importante para melhorar os hábitos alimentares e gera economia". Ainda, não esqueça da hidratação diária. Não substitua a água por sucos, refrigerantes, chimarrão ou chás.


Publicidade 660-110
 

Galeria
 
 
TAGS:
CATEGORIA: Variedades
Fonte: Assessoria de Comunicação HSVP/Patrícia Carvalho
Colunista:Perfil NorteRS
Arquivo:
Visualizar arquivo cadastrado

Voltar ao topo
 


Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS
Publicidade Norte RS

 

Acisar realiza Conexão Empresarial Sarandi

 

Acampamento da Criança com Diabete: experiência transformadora

 

Mega-Sena pode pagar R$ 10,5 milhões neste sábado (16)

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


FAÇA O SEU COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado

MAIS VISUALIZADAS

 

Palmeira sedia capacitação para mais de 15 municípios

 

Liberato Salzano conquista Ação Judicial contra o Estado

 

Olá !!! Seja bem vindo a Tigre Peças Automotivas!

VER TODAS AS NOTÍCIAS +


Publicidade Norte RS
Logo Norte RS
Icone Facebook Icone Instagram Icone Contato


Icone Base Contato ENTRE EM CONTATO
 
 

NORTE RS
(54)9942-6757
(55)8442-4962
atendimento@norters.com.br

Icone Base Menu MENU NORTE RS
 
VARIEDADES
ECONOMIA E POLÍTICA
VÍDEOS
SAÚDE E BEM-ESTAR
ENTRETENIMENTO
POLICIAIS
 

ESPORTES
COLUNISTAS
OBITUÁRIO
GASTRONOMIA
EDUCAÇÃO
ESPECIAIS
CARIJÓ DA CANÇÃO GAÚCHA
 
 
NORTE RS. Todos os direitos reservados.
Logo Estúdio Sul