Início Notícia Voltar

Touro Brangus impressiona pecuaristas brasileiros e argentinos

O reprodutor Spartacus faz história dentro e fora do Brasil. Pertencente à Agrícola...



Data da Publicação da Notícia : 30/08/2019 09:28 por Rafael Albuquerque

CapaNoticia
Banner Topo

O reprodutor Spartacus faz história dentro e fora do Brasil. Pertencente à Agrícola Anamélia Brangus HP, por onde ele passa deixa sua marca. O reprodutor já teve 150 mil doses de sêmen comercializadas em uma das principais centrais de inseminação artificial do País.

 

Com fertilidade acima da média, comprovada pelo programa Concept Plus, Spartacus foi Grande Campeão Nacional nas exposições da Feicorte (São Paulo/SP), duas vezes na Expointer (Esteio/RS) e possui milhares de filhos em vários países da América Latina.

 

Dois desses filhos são os touros Marco Aurélio e Espartano. Em 2017, Marco Aurélio conquistaria o grande campeonato da 48ª Exposição Nacional do Brangus da Argentina, em uma disputa acirrada, deixando nada menos que 200 animais para trás, fato raro de se ver.

 

E, um ano antes, Espartano seria o Grande Campeão Brangus da Exposição de Palermo, em Bueno Aires (Argentina), uma das mostras mais tradicionais da América do Sul. Aliás, o touro Spartacus possui mais de 3 mil filhos avaliados geneticamente, sendo 1.500 só no país vizinho.

 

Um fato interessante é que o berço de Spartacus não almeja as pistas de exposição, mas, sim, produzir rebanhos comerciais capazes de prover carne bovina de qualidade aos consumidores.

 

“Por ser um touro indicado para cobrir a campo, o feito de Spartacus é algo extraordinário. Um bom reprodutor comercializa oito mil doses de sêmen por ano e nosso grande raçador da Brangus HP já vendeu mais de 150 mil doses”, revela Ladislau Lancsarics Junior”, diretor Brangus HP, que fica em Martinópolis (SP).

 

Em coleta na Alta Genetics, Anamélia TE B059 Maximus Spartacus é filho de Gladiador*, considerado por muitos um divisor de águas na raça Brangus, em vaca Anamelia K522, que, por sua vez, é filha de Sudance of Brinks, um dos pilares da seleção Brangus HP.

“Comprovar o quanto um animal é superior através das suas progênies é o grande desafio de qualquer criador. Felizmente, nosso objetivo foi alcançado graças a Spartacus da Anamélia”, comemora Tita Lancsarics, também diretora da Brangus HP.

Além de ser um ótimo animal às vistas dos proprietários, o grande mérito é conseguir imprimir uma genética ideal à produção de carne bovina, que exige novilhos de tamanho moderado, precocidade de abate e excelente rendimento de carcaça.

A fama do reprodutor é tamanha que três criadores sul-americanos, Mauro Lopes, paraguaio, e os equatorianos Juan Pedro Rosero e David Pacheco, quando vieram fazer um curso de avaliação de carcaça na DGT do Brasil, não sossegaram até conhecerem os donos de Spartacus.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.