Início Notícia Voltar

Unimed e Unicred promovem palestra sobre planejamento financeiro para o futuro

â??O risco que corremos é ter muita vida e faltar dinheiro para viver confortável e felizâ??. A observação é da especialista em Previdência Complementar...



Data da Publicação da Notícia : 29/08/2019 11:48 por Unimed Noroeste RS

CapaNoticia
Banner Topo

“O risco que corremos é ter muita vida e faltar dinheiro para viver confortável e feliz”. A observação é da especialista em Previdência Complementar, Fernanda da Silveira, durante evento promovido pela Unimed Noroeste/RS e Unicred Ijuí na terça-feira, 27, no Espaço Unimed Panambi. O desafio é viver mais e melhor. Dados do IBGE, apresentados pela palestrante, mostram que dos aposentados no Brasil apenas 1% se mantém, enquanto 46% dependem de parentes, 28% dependem de caridade e 25% continuam trabalhando.

Logo no início de sua fala, Fernanda deixou o questionamento “O que você está fazendo hoje para preparar o seu amanhã?”. Destacou que devido ao aumento da expectativa de vida no Brasil, para 76 anos, é preciso começar o quanto antes a planejar o futuro para que se tenha uma renda compatível com a realidade de vida atual. Pensando nisso, os planos de previdência auxiliam as pessoas na hora de se organizar para garantir o futuro. No entanto, é preciso estar atento, pois existem fatores importantes que devem ser observados na hora de escolher. Há 12 anos no mercado financeiro, a gerente da Quanta Previdência faz um alerta: “Para se ter um plano de qualidade é preciso observar primeiro as taxas, bem como o tempo, a contribuição e valor da rentabilidade”.

Mas organizar-se para o futuro não significa abrir mão dos prazeres da vida no presente, por isso é preciso definir metas a curto e médio prazo também. “É preciso ter sonhos, saber o que se quer e aonde quer chegar, com isso é possível ter uma vida confortável e “blindar” o recurso para longo prazo e manter um padrão”, explica Fernanda ao dizer que fazer planejamento e investimento não é uma tarefa fácil, precisa de disciplina e disposição, mas é recompensador.

Um grande desafio é a educação financeira desde jovem. “O quanto antes as pessoas aprenderem sobre finanças melhor, as crianças precisam ter consciência de qual é a realidade financeira da família”, conclui.

Para o diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Unimed Noroeste/RS, médico Volnei Malheiros, a palestra evidenciou a associação entre duas marcas fortes e com atuação focada na valorização dos seus cooperados. A Unicred esteve representada na programação pelo diretor-geral Paulo Soares e equipes das unidades de Ijuí, Panambi e Três Passos.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.