Início Notícia Voltar

17º F??RUM NACIONAL DE EDUCA????O: Secretária Nirlene Boeri integra delegação gaúcha presente no evento

A 17ª edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação foi realizada...



Data da Publicação da Notícia : 17/08/2019 10:54 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A 17ª edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação foi realizada ao longo da semana de 13 a 16 de agosto, em Mata de São João (BA), e recebeu participantes de todo o Brasil. Do Rio Grande do Sul, uma delegação de quase 50 pessoas, entre secretários municipais e técnicos das secretarias, participaram das atividades. Dentre eles, se fez presente a secretária municipal de Educação de Palmeira das Missões, prof. Nirlene Boeri, que também é vice-presidente da Undime RS.

 A atividade teve a participação de cerca de 1.500 pessoas, que acompanharam conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas. Com o tema "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", o evento trouxe à tona assuntos ligados a este tripé, que sustenta a educação pública do Brasil. Para a secretária Nirlene Boeri, em um momento de grandes incertezas e muitos desafios no cenário da educação pública, é importante colocar em discussão todos os temas que afligem dirigentes, gestores e professores, procurando soluções para cada situação vivida no cotidiano das escolas”, explicou.

 Entre os assuntos debatidos, destaque para o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação. Nos quatro dias de programação, os participantes também discutiram questões sobre o futuro da educação básica, tais como ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da BNCC, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos.

 Realizado em um período de intensas discussões no que diz respeito ao financiamento da Educação, mais especificamente ao Fundeb, cujo prazo de vigência se encerra em 2020, o 17º Fórum Nacional da Undime é um momento determinante na formação de gestores e educadores, pois tradicionalmente consiste em um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação. A secretária Nirlene Boeri conclui enfatizando que é urgente a necessidade de se definir esse novo modo de financiamento. “É urgente termos um encaminhamento no sentido de um mecanismo que efetivamente permita o financiamento da educação básica, em todos os seus aspectos, pois os valores vigentes são reconhecidamente insuficientes para custeio do ensino de qualidade que tanto almejamos”, salientou.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.