Início Notícia Voltar

Não descuide da pele no inverno

Estamos no inverno! ??poca boa para tirar os casacos do armário e sair por aí. Mas nesse clima frio também temos que ter cuidados



Data da Publicação da Notícia : 07/08/2019 09:26 por Assessoria de imprensa - Barra Funda

CapaNoticia
Banner Topo

Estamos no inverno! Época boa para tirar os casacos do armário e sair por aí. Mas nesse clima frio também temos que ter cuidados com a pele! Nessa época do ano a umidade do ar fica mais baixa, o vento mais forte, o sol mais intenso e a temperatura mais fria. O resultado dessa soma não é nada saudável para a nossa pele.

Tanto o corpo quanto o rosto podem ficar ressecados e até os pés sentem com as rachaduras. E o perigo é que, como os ventos são mais frios no inverno, as pessoas não sentem tanto a presença dos raios solares. Mas eles continuam sendo fortes, prejudicando a pele e causando o aparecimento de doenças por causa do ressecamento.

Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar tais sintomas. Tomar água constantemente para hidratar o corpo e passar hidratante para evitar o ressecamento da pele são dicas essenciais.

Especialistas chamam a atenção para duas doenças que tendem a piorar nessa época do ano. A dermatite atópica e a psoríase são doenças que pioram nesta época do ano, por isso, é preciso manter a pele sempre hidratada e não esquecer do filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados.

Para curtir o inverno sem medo, seja qual for o tipo de pele (seca ou oleosa), confira algumas dicas do dermatologista:

• Nessa época a pele pede por uma hidratação profunda, por isso, não deixe de passar bastante hidratante no corpo e rosto.

• Evite banhos quentes! A alta temperatura da água deixa a pele mais ressecada, tirando a camada natural de gordura da pele. Logo após o banho não deixar de hidratar a pele.

• Não esquecer do protetor solar.

• Usar protetor para os lábios. Uma dica é ter sempre um por perto

Doenças comuns no inverno

Dermatite atópica - doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. Podem-se tocar as lesões à vontade que não há nenhum risco de transmissão. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica, porém, com manifestação clínica variável. A característica principal da doença é uma pele muito seca que leva a ferimentos, além de outros sintomas, como, por exemplo: áreas esfoladas causadas por coceira, alterações na cor, vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas.

Psoríase - a doença se manifesta por lesões cutâneas, geralmente como placas avermelhadas, espessas, bem delimitadas, com descamação. Pode surgir em qualquer local do corpo, principalmente no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Existem várias formas de manifestação da doença, sendo a mais frequente a psoríase em placa, que ocorre em 80% a 90% dos pacientes.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.