Início Notícia Voltar

Atividade de vigilância alimentar e nutricional é realizada com equipes das estratégias de saúde da família (ESF) do município



Data da Publicação da Notícia : 10/07/2019 10:43 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

 A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), que está prevista no Plano Municipal de Saúde de Palmeira das Missões – RS é um valioso instrumento de apoio às ações de promoção à qualidade de vida, que o Ministério da Saúde oferece aos profissionais da área e aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), visando aumentar a habilidade da assistência à população.

 Desta maneira, a estagiária Diégeles Brum do curso de Nutrição da UFSM/PM, sob supervisão da nutricionista do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), Ângela Dahmer e orientação da professora Adriane Cervi Blümke, realizou nos dias 26 de junho e 03 de julho a Primeira Capacitação sobre Técnicas de Aferição Antropométrica com as equipes de saúde das ESFs, IX e X (Funhpan) e ESF V (Mutirão), respectivamente.

  No decorrer da atividade se retratou com as equipes, a importância de orientar e conscientizar os usuários sobre a técnica antropométrica (que consiste em medir cada uma das partes do corpo, fornecendo informações para atletas e indivíduos sedentários sobre a sua condição física e biológica), e os devidos cuidados em retirar o calçado, casacos e roupas mais grossas. Além disso, abordou-se a questão da calibração dos equipamentos, cuidados com o nivelamento do piso onde o equipamento será colocado, entre outras questões.

  A capacitação terá continuidade com os próximos estagiários, que serão coordenados pela nutricionista do NASF nas demais ESF’s do município. Vale ressaltar que essa atividade está aliada ao Programa de Educação Tutorial (PET), da UFSM/PM, no eixo da Organização da Atenção Nutricional, com ênfase na implementação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, em Palmeira das Missões. Portanto, é essencial que os profissionais realizem as aferições de maneira rigorosa, para obter dados antropométricos confiáveis da situação nutricional da população palmeirense.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.