Início Notícia Voltar

Futuros pais participam da 36ª edição do Clube da Gestante da Unimed Noroeste/RS



Data da Publicação da Notícia : 10/07/2019 10:42 por Unimed Noroeste RS

CapaNoticia
Banner Topo

Estimular a descoberta de tudo que envolve a gestação, compartilhar as inseguranças e medos, as alegrias e surpresas. Esta é a essência do Clube da Gestante promovido pela Unimed Noroeste/RS, que chega neste mês a sua 36ª edição. Já tradicional na cooperativa o projeto proporciona, três vezes ao ano, encontros para pais a espera de seus bebês. A intenção é prepará-los para a chegada do primeiro ou de mais um filho.

Formada por 37 casais, esta edição do Clube iniciou na quarta-feira, 3, com encontro no Auditório do Hospital Unimed. A iniciativa, além de aproximar os pais da Unimed, deixando-os mais confiantes, também proporciona a troca de experiências através das interações com outros casais. Para as atividades propostas o grupo conta com uma equipe de médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e psicóloga.

O primeiro encontro contou com a participação das mestrandas do curso de Atenção Integral à Saúde da Unijuí, que desenvolveram o tema “Aleitamento materno e doação de leite materno”. “O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além disso reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta”, explicou a mestranda e enfermeira fiscal do Coren de Santa Rosa, Carmen Cristiane Schultz. Destacou ainda a importância de doar leite para que mães que não conseguem amamentar possam garantir que seus filhos recebam a nutrição adequada.

O encontro seguiu com as orientações sobre Pré-Natal e cuidados com as mamas no Pré-Natal. A ginecologista e obstetra Nadia Ceolin orientou sobre todas as etapas desse período, salientando que na maioria das vezes as mudanças são normais da gestação. Entretanto, a gestante deve informar ao seu obstetra toda a alteração que considera anormal ou que lhe cause apreensão ou dúvida. Já a enfermeira Ananda Hoffmann Hartmann abordou “Cuidados com as mamas no Pré-Natal”. Entre as orientações, higienizar o mamilo apenas com água; expor as mamas ao sol no mínimo 15 minutos por dia, antes das 10h ou após às 16h (o protetor solar deve ser aplicado, porém é preciso evitá-lo na aréola e no mamilo); e o uso de sutiã com sustentação, mais adequado para os últimos meses de gestação.

O Clube da Gestante da Unimed é composto por seis módulos. O segundo encontro será nesta quarta-feira, 10, no Auditório do Hospital Unimed, quando será abordado o tema “Nutrição na gestação”.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.