Início Notícia Voltar

Palmeira das Missões: Fórum regional aborda inclusão, acessibilidade e políticas públicas para pessoas com deficiência e altas habilidades

Evento reúne gestores, membros de conselhos municipais, pessoas com deficiência e familiares, de Palmeira das Missões e de municípios da região...



Data da Publicação da Notícia : 27/06/2019 07:49 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

 O auditório da UFSM /Campi Palmeira das Missões foi palco nesta quarta-feira, 26, do 171° Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades, que tem como um de seus objetivos fortalecer e debater ações voltadas para a consciência, acessibilidade e  inclusão social nas cidades gaúchas.

   O evento coordenado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul – Faders, contou com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões através da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Estadual dos Direitos de Pessoas com Deficiência – COEPEDE e do COREDE Rio da Várzea.

   Durante a abertura oficial, os presentes acompanharam a apresentação dos alunos da Apae e em seguida houve o pronunciamento de algumas autoridades presentes. Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário da Assistência Social, Lúcio Borges, ressaltou a importância do evento para tornar as políticas públicas discutidas no fórum efetivas, nos 20 municípios de abrangência do COREDE Rio da Várzea.

   Para a diretora técnica da Faders/RS, Ana Flávia Becker Rigueira, o fórum busca trabalhar, para além do diagnóstico dos municípios e das necessidades de políticas públicas para a área, a consciência, a respeito da inclusão, em cada um dos indivíduos. “Esse é um momento de construção, em que queremos colocar em evidência os princípios da acessibilidade. A inclusão não é um favor para as pessoas com deficiência, é um valor comportamental para a sociedade. Trabalhando aqui, visamos incluir a todos”, destacou.  

    Pela parte da manhã, o público pôde participar de uma mesa de debates, as atividades prosseguem, ainda, ao longo do dia, com a promoção do mapeamento da região – destacando informações sobre acessibilidade, inclusão e políticas desenvolvidas pelos municípios – bem como oficinas temáticas que abordam os temas relacionados às altas habilidades, atividades inclusivas, acessibilidade arquitetônica, entre outros.

   Compuseram a mesa de autoridades, o diretor do campus da UFSM/PM, Rafael Lazzari, a diretora técnica da Faders/RS, Ana Flávia Becker Rigueira, o vice-prefeito e secretário da Assistência Social, Lúcio Borges, a vice-presidente do Legislativo, Karin Uchôa, o presidente do COREDE Rio da Várzea e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Joel Rubert, a presidente do COEPEDE/RS, Jussara Müller de Assis, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com Altas Habilidades do RS, Lizeli Scartassini, além das demais autoridades que se fizeram presentes.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.