Início Notícia Voltar

Academia Palmeirense de Letras: comissão se reúne para elaborar Estatuto e Regimento Interno da APL

Academia Palmeirense de Letras nasce com o intuito de trabalhar no incentivo à divulgação e produção literária no município



Data da Publicação da Notícia : 18/06/2019 19:29 por Assessoria de imprensa - Palmeira das Missões

CapaNoticia
Banner Topo

A criação da Academia de Letras no município foi concretizada através da Lei N°5242. Desta forma, a comissão encarregada da implantação desse projeto, se reuniu nesta segunda-feira (17), para iniciar a redação do Estatuto, Regimento Interno da APL e definição do edital para a seleção dos ocupantes das cadeiras, sendo o primeiro encontro de muitos que acontecerão semanalmente para desenvolver as referidas e demais pautas.

   A comissão da APL é composta por Karin Uchôa, representando a Comissão Permanente de Educação, Cultura, Turismo e Desporto da Câmara de Vereadores; Adriana Bagatini, representando a Secretaria Municipal de Cultura; Carla Aires, representando a 20ª Coordenadoria Regional de Educação; Maria de Lourdes Ribeiro da Silva representando a Unopar; João Souza representando a Secretaria Municipal de Educação; Luciano Branchier representando a Uninter; Charlene Trindade representando a UFSM/PM e Claudio Mineiro, autor do projeto.

  A Academia Municipal será formada por 15 membros efetivos e perpétuos, dos quais, no mínimo, 12 residentes de Palmeira das Missões e até 03 membros correspondentes. Além disso, só poderão ser integrantes ativos da APL aqueles que tenham, em qualquer dos gêneros literário e histórico, publicado obras que foram reconhecidas por sua relevância, seja revelando sentimentos universais ou recordando memórias locais.

   Criada aos moldes da Academia Brasileira de Letras, a Academia Municipal está sendo desenvolvida com o objetivo de estimular a cultura, o civismo e as artes, fomentar pesquisas que assegurem o fortalecimento e a expansão da tradição palmeirense e gaúcha, congregar cidadãos das áreas de letras e história, nascidos do município com a finalidade de propagar a literatura do estado e país, bem como a história e memória local, além de proporcionar o intercâmbio cultural com entidades congêneres, no âmbito municipal, estadual e nacional. 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.