Início Notícia Voltar

Educação financeira prepara para o futuro

Sicredi realizou ações no RS, SC e MG que visaram esclarecer questões sobre como lidar com o dinheiro, manter a saúde financeira em dia e evitar golpes...



Data da Publicação da Notícia : 01/06/2019 10:49 por Assessoria de imprensa - Sicredi

CapaNoticia
Banner Topo

A 6ª Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF, aconteceu de 20 a 26 de maio. A proposta é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Ao longo de toda essa semana as agências da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG desenvolveram diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento das comunidades onde a cooperativa atua.

Atento a um cenário de incertezas, onde as pessoas buscam alternativas de ganhos econômicos e em um mercado como o brasileiro, onde promessas de enriquecimento rápido e sem risco, como pirâmides financeiras – esquemas que enganam os investidores – e criptomoedas (moedas virtuais) são uma realidade, a Educação Financeira esclarece as pessoas sobre a gestão das finanças, como melhor cuidar do dinheiro, possibilitando assim reconhecer possíveis negócios arriscados ou fraudulentos.

No total mais de 70 ações foram realizadas, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.  “Somos parceiros dos associados e estar ao lado deles é um dos compromissos fundamentais do Sicredi, pois são informações precisas, escolhas conscientes e uma vida financeira equilibrada, com gastos controlados e administrados, que impactam na qualidade de vida de cada indivíduo, contribuindo para a realização dos seus sonhos”, destacou o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul Rovadoscki.

 

Tema de escola

Em Sarandi, a parceria também reformou a Educação Financeira com alunos do ensino fundamental, médio e superior. A professora Diana Pedon, que acompanhou uma das ações para a turma de 8º ano, comentou que a turma já possui alguns conhecimentos do tema, que é abordado em sala de aula. “Esse é um assunto que escola prioriza, o saber para o futuro. Usar esse conhecimento será muito importante no futuro”, destacou a professora.

Com a homologação da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o Brasil inicia uma nova era na educação, inserindo o tema de forma mais prática no currículo escolar. A perspectiva é alcançar um nível de excelência na formação de cidadãos educados, saudáveis e sustentáveis financeiramente.

O gerente da agência de Sarandi, Leandro Carlot, comentou o trabalho durante a semana ENEF é muito gratificante. “Sabemos da carência que a nossa população tem em relação a esse assunto e percebemos que o envolvimento das famílias torna os sonhos e objetivos mais sustentáveis, com projetos duradouros”, destacou Leandro. As ações foram realizadas com alunos do ensino fundamental, médio e superior, com abordagens diferentes e apresentando questões práticas do dia-a-dia. “Reforçamos em todas as conversas que não é quanto a gente a ganha, mas sim como a gente gasta, equilibrar é a palavra de desafio”, finalizou.

Em Trindade do Sul/RS a Educação Financeira também foi tema de sala de aula. A ação foi realizada na Escola Estadual Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, com alunos do 2º e 3º ano. “Foi uma excelente recepção por parte da diretoria e professores. Os alunos tiveram bastante interesse e curiosidades sobre o tema. Com ações como essa reforçamos nosso propósito como cooperativa, nos preocupando com a saúde financeira de nossa comunidade”, destacou o gerente da agência Luciano Rocha.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.